POSSE DA NOVA DIRETORIA DA SUBSECÇÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


03/03/2013

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou na última quarta-feira (27/2) da cerimônia de posse da nova diretoria da 36ª Subsecção de São José dos Campos, às 20 horas, no Teatro Univap.

A nova diretoria, que prestou o compromisso e foi empossada pelo presidente Marcos da Costa, é composta por Silvia Regina Dias, presidente; Rodrigo de Moraes Canela, vice-presidente; Adéli do Nascimento Cersário, secretária-geral; Tatiana Almeida de Oliveira Fernandes, secretária adjunta; e Klaus Coelho Calegão, tesoureiro.

Em seu discurso, a presidente Silva Dias fez inicialmente agradecimentos ao presidente da Seccional, diretores, advogados, familiares e pais e citou alguns desafios que a advocacia joseense terá nos três anos de gestão, como o processo digital e os centros de conciliação, afirmando que sua gestão estará focada em ser o advogado dos advogados.

Silvia Dias destacou que é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente da Subsecção de José dos Campos. Afirmou ser esta uma grande responsabilidade e fez uma homenagem à primeira mulher a presidir a Subsecção - Neli Veneziani Eras Lopes - lembrando que começou a trabalhar na OAB e na advocacia por suas mãos. Destacou, ainda, que pretende dar atenção ao advogado idoso por suas necessidades específicas e ao advogado e à advogada em pleno exercício profissional, com apoio às  suas lutas diárias. Encerrou  seu discurso com frase de Rui Barbosa: “nós juristas, nós os advogados, não somos os instrumentos mercenários dos interesses das partes. Temos uma alta magistratura, tão elevada quanto aos que vestem as togas, presidindo os tribunais; somos os auxiliares naturais e legais da justiça”.

 Em sua manifestação, o presidente Marcos da Costa cumprimentou todas as autoridades da mesa, fez uma referência ao presidente da subsecção que deixava o cargo, Julio Aparecido Costa Rocha, ressaltando que a classe estava agradecida pela contribuição e dedicação; e afirmou ser uma grande honra participar da posse da nova presidente ,Silva Dias, porque acompanhou suas batalhas, principalmente por ser mulher em um mundo ainda machista, tanto que em mais de 80 anos de criação da subsecção, somente duas mulheres foram guindadas à presidência.

“A  participcação feminina  no Legislativo brasileiro é acanhada, mas  no Judiciário isso está mudando, tanto que a cúpula do TRT-2 é formada por desembargadoras e as mulheres são maioria entre os inscritos na OAB SP. Estarei ao seu lado (Silvia) para compartilhar alegrais e angústias. Serei um amigo”, disse .

O presidente da OAB SP citou, ainda, alguns obstáculos que a advocacia vem enfrentando, como a redução do horário para atendimento aos advogados nos fóruns. “Isso representa uma violação às prerrogativas profissionais. Há precedente no STJ, afirmando que havendo servidores no cartório, o atendimento ao advogado deve ser feito. Abrimos diálogo com o TJ-SP, mas não conseguimos reverter a decisão e recorremos ao CNJ. Estamos somando esforços com a AASP e o IASP para construirmos juntos uma advocacia mais forte”, garantiu.

O secretário-geral da CAASP, Sergei Cobra Arbex, também saudou os empossados, em nome da Caixa.Participaram da mesa dos trabalhos: o presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper; Amélia Naomi, presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos; a diretora da CAASP, Gisele Germano Charmillot Lemos; o deputado Alexandre da Farmácia; o desembargador Luiz Fernando Sales Rossi, representando o presidente do TJ-SP, o diretor do fórum de são José dos Campos, José Loureiro Sobrinho; e os conselheiros seccionais: José Tarcísio Oliveira Rosa, Arlei Rodrigues, Silvio Salata, Aloisio Nobre de Jesus, Luiz Tadeu Oliveira Prado e Alexandre Brecailo, além do presidente da Turma Ética de Taubaté, Paulo de Paula Rosa. (Assessoria de Imprensa: Santamaria N Silveira)