OAB SP LANÇA CAMPANHA CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL


21/03/2013

A OAB SP lança nesta quinta-feira (21/3) - Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial - uma campanha voltada a debater e alertar sobre a discriminação racial no país.

“No Brasil, infelizmente,  ainda registramos episódios de racismo e intolerância, embora sejamos um país onde convivem inúmeras etnias e, principalmente, os afrodescendentes ainda enfrentam cotidianamente a discriminação racial. Essa nova campanha da OAB SP  quer debater  a  questão, que precisa ser enfrentada com firmeza pela sociedade brasileira -  e vencida -  para que possamos derrotar a discriminação racial  e assegurar dignidade e oportunidade a todos “, adverte o presidente da OAB SP, Marcos da Costa.

O cartaz da campanha, criada pela agência Agnelo Pacheco, traz um advogado negro, que segura uma foto do avô e o slogan “Eu sou advogado, Meu avô, por ser negro, não pôde nem sonhar em estudar”.
 
Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Eduardo Pereira da Silva, reconduzido  recentemente ao cargo , “é importante que a OAB SP venha a público para conscientizar sobre a questão da discriminação racial e lembrar que entidade, de 1940 a 1941,  foi presidida por um advogado negro, Benedicto Galvão, de origem humilde e que com muita luta graduou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo (1907) e liderou os advogados paulistas”.