SECCIONAL PAULISTA ENTREGA 250 NOVAS CARTEIRAS DA OAB


22/03/2013

Na abertura da primeira cerimônia de entrega de carteiras da OAB SP, presidente Marcos da Costa, disse ser esta “uma das solenidades mais importantes que a Ordem realiza”. O evento aconteceu na última quinta-feira (21/3), às 10 horas, no auditório da Fecomércio.

 

O presidente iniciou o discurso parabenizando todos por terem tido sucesso em todas as etapas, da aprovação do curso na faculdade de direito ao Exame de Ordem, que destacou: "Não é proteção para a classe, mas sim para a cidadania, afinal é preciso ter qualificação para defender os mais importantes direitos das pessoas, principalmente o direito de defesa”.

 

Costa lembrou que não existe no mundo entidade como a OAB. “Só no Brasil a Constituição Federal declara que o advogado é indispensável para a aplicação da Justiça. E essa importância que a Ordem tem foi conquistada com a participação dos advogados em todos os momentos importantes da história desse país. Somos agentes transformadores, capazes de revolucionar o mundo”, afirmou.

 

O presidente da OAB SP ressaltou ainda a dupla missão dos advogados: a missão institucional e a corporativa:“Na institucional, devemos defender o Estado Democrático de Direito e as bandeiras históricas outorgadas pela Constituição Federal. Já a missão corporativa da OAB é a seleção, a disciplina e a defesa dos advogados”. Ele destacou também as três regras para ser um bom advogado:“Devemos ter um compromisso com a ética, defender as prerrogativas e estudar continuamente. São essas as regras básicas de um bom advogado”, ressaltou.

 

Guilherme Braguim, filho do  vice-presidente do Tribunal de Contas do Município, Roberto Braguim, leu o termo de compromisso, repetido pelos novos advogados e o conselheiro Frederico Crissiúma de Figueiredo, representando o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, discursou para os presentes, lembrando o papa Paulo VI:“A advocacia é um sacerdócio que necessita de cultura, coragem e senso crítico. Em uma conferência com advogados, o papa Paulo VI afirmou que nós advogados conhecemos a vida em todos os seus aspectos. Mas não devemos nos subordinas às confidências, pois não somos consciência de aluguel”, afirmou.

 

Uma segunda sessão foi realizada às 14 horas para entrega de carteiras a  outros 135 novos advogados  e 115 estagiários , sendo que 177 estagiários participaram da terceira cerimônia às 17 horas. Participaram da solenidade, além do presidente da OAB SP, Marcos da Costa, do conselheiro Frederico Crissiúma de Figueiredo, relator da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, e do vice-presidente do Tribunal de Contas do Município, Roberto Braguim; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gislaine Caresia; e Edson de Jesus Santos, representando o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB SP.