Missa de Santo Ivo será no dia 19 de maio


16/05/2014

A tradicional Missa de Santo Ivo, Padroeiro dos advogados, acontecerá na próxima segunda-feira (19/05), às 19 horas, na Paróquia de Santo Ivo (Largo da Batalha, 189 – Ibirapuera), numa promoção conjunta da OAB SP, AASP e IASP. O celebrante será o Cardeal D. Cláudio Hummes.

Para o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, a Missa de Santo Ivo  é um momento de reflexão da classe sobre o papel do advogado no mundo contemporâneo  e de  seu  compromisso com a justiça  e a cidadania:" Santo Ivo  soube expressar em vida a missão maior do advogado".

Santo Ivo nasceu na França, cursou filosofia, teologia, direito civil e direito canônico. Foi sacerdote, advogado e  juiz eclesiástico na Diocese de Rennes, tendo como foco de atuação a defesa gratuita dos pobres. Foi morto e 19 de maio de 1303. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier, sendo ele canonizado em 1347.Santo Ivo era considerado imparcial em seus juízos, zeloso com seus deveres e conhecido por sua retidão. Resistia às injustas taxações do rei, considerando-as uma invasão aos direitos da Igreja. Os pobres e os servos o procuravam para que ele os defendesse contra os poderosos, tanto que Santo Ivo granjeou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos.  A imagem de Santo Ivo que está na Paróquia foi doada pelo Consulado Francês.