OAB SP E SEBRAE-SP LANÇAM PROGRAMA ADVOCACIA EMPREENDEDORA


22/05/2014

O programa “Advocacia Empreendedora” foi lançado nesta terça-feira (20/05), por meio de um convênio firmado entre o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, e o Diretor-superintendente do Sebrae-SP Bruno Caetano. A parceria vai disponibilizar aos advogados ferramentas de gestão por meio de cursos à distância sobre temas ligados ao empreendedorismo e de uma Cartilha sobre como abrir e gerir um escritório de advocacia.

“Esse é um dia histórico pela união de duas instituições tão importantes e com relevante contribuição prestada à sociedade. Este convênio vai materializar uma grande parceria voltada à gestão de escritórios de advocacia. O curso de Direito forma o bacharel em Ciências Jurídicas e nos dá a base do conhecimento para o desenvolvimento de nossas profissões: Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Delegado de Polícia; mas não nos dá suporte para a gestão administrativa, como entender o fluxo de caixa, custos do escritório, de gerência de recursos humanos,etc. Agora, essa ausência será suprida pelo convênio firmado com o Sebrae", explica Marcos da Costa.

Para o Diretor-superintendente do Sebrae-SP, ser empreendedor já constitui o maior sonho do brasileiro: “A gestão é ferramenta essencial para ter sucesso, independente da área de atuação. É mais sensível para o profissional liberal. No caso do advogado, ele é excelente profissional na área legal, mas na hora de fazer fluxo de caixa, gestão de pessoas, encontra dificuldades. Essas são ferramentas que o Sebrae quer oferecer aos advogados”.

Um programa similar foi implantado na Subsecção de Nossa Senhora do Ó há mais de um ano, com sucesso: “Foi inovador, teve participação de mais de 200 advogados. A ideia foi aproveitar o know-how do Sebrae na área do empreendedorismo para chegar aos advogados por meio de palestras. Entre os benefícios que trouxe, os advogados aprenderam como organizar o escritório, cresceram muito mais, saíram da informalidade, com a vantagem de poder emitir nota fiscal e até participar de licitação para prestar serviços jurídicos a entes públicos”, diz Rodolfo Ramer da Silva Aguiar, Presidente da Subsecção de Nossa Senhora do Ó.

Os cursos à distância terão duração de 3 horas. Tanto os cursos, quanto a Cartilha estarão disponibilizados no site da OAB-SP (www.oabsp.org.br), sendo que o acesso é gratuito, bastando ao advogado no ato de inscrição e download preencher breve cadastro para ter o acesso liberado. Ao longo do programa, o advogado contará com orientação e será certificado.