Inaugurada nova sede de Cotia


27/05/2014

“Tive a honra de estar na Câmara Municipal de Cotia, ainda ocupando o cargo de Tesoureiro da OAB-SP, para defender junto aos vereadores o projeto de cessão do terreno para construção dessa nova sede, que inauguramos agora, ao lado do então presidente da OAB-Cotia José Fontana Júnior . Demonstrei que a OAB SP não é uma entidade só de cunho corporativo, mas também, por força de lei, está voltada à defesa da democracia e da cidadania nesse País”, disse o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, na cerimônia de inauguração da nova Casa da Advocacia e Cidadania de Cotia, na última quinta-feira (16/05), que foi muito concorrida, com a presença de presidentes de subsecções da região, conselheiros seccionais e advogados. Marcos da Costa parabenizou as autoridades do Executivo e Legislativo municipais por terem tido

 

Marcos da Costa parabenizou as autoridades do Executivo e Legislativo municipais por terem tido “a visão de que a Advocacia e a Cidadania constituem binômio inquebrantável, pois quando se fala em advocacia se pensa em Justiça e cidadania”. Costa explicou que a OAB SP, por meio do Convênio de Assistência Judiciária, atende por ano um milhão de pessoas carentes no Estado: “Por isso, e por tantas outras bandeiras históricas da cidadania defendidas pela OAB, nos orgulhamos quando estabelecemos parcerias com o Poder Público, como fizemos aqui em Cotia”.

O Prefeito municipal de Cotia,  Antonio Carlos Camargo (Carlão Camargo), cumprimentou as autoridades presentes e disse ser uma alegria poder atender às pessoas do município que mais precisam, pois os advogados estarão na nova Casa da OAB SP, “um local bonito, decente” prestando assistência Judiciária. “E para atingirmos esse objetivo muito contribuíram os vereadores da Câmara, que têm sido grande parceiros da população da cidade de Cotia, que tem crescido bastante. Também quero colocar que a Prefeitura à disposição dos advogados”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso, o Presidente da Subsecção de Cotia, Carlos Alberto Preste Miramontes, assegurou que a nova sede era o “resultado do trabalho combativo dos advogados,  que dará aos colegas suporte e todos os meios para desenvolver m trabalho sério” e conclamou os advogados a utilizarem a Casa. Fez inúmeros agradecimentos para os Dirigentes da OAB SP, Prefeito e Câmara, sua Diretoria e o Ex-presidente Fontana, e disse que a Casa estará aberta à população carente de Cotia, sendo que o atendimento chega a 30 pessoas/dia.   Disse também que a nova sede da subsecção não foi conquistada em um ou dois mandatos, mas  vem do trabalho das gestões de Fauzi Jorge Rizek, Augusto Rossini e Lázaro Miramontes (seu pai).” Foi uma semente plantada anteriormente, que hoje se realiza com o projeto da Casa”, garantiu.

Fábio Romeu Canton Filho, Presidente da CAASP, que inaugurou o Espaço Caasp na nova sede de Cotia, disse que a inauguração é um dia de festa, no qual ganham a advocacia e a cidadania. Explicou que a Caixa é o braço assistencial da OAB SP e foi criada para atender a advocacia carente no Estado, com mais de 3 mil advogados assistidos, num trabalho humanitário e sem par em todo o País. E também que a CAASP tem série de serviços e convênios que atendem os advogados, com uma economia real, ao comercializar livros e remédios a preço de custo. “Isso faz   com que a anuidade paga pelos advogados aos cofres da OAB seja um investimento. Volta várias vezes ao advogado com a utilização dos serviços prestados pela Caixa”, enfatizou Canton.

 

Ao fazer uso da palavra, o deputado federal Vicente Cândido colocou seu mandato à disposição da Advocacia e disse que Marcos da Costa é grande revelação como dirigente e que tem acompanhado seu trabalho e seu desprendimento em colocar a Ordem além das fronteiras do interesse da corporação: “ Isso nos orgulha como advogados, pois demonstra que está preocupado com a cidadania, com o povo de São Paulo e não só com o interesse da categoria”. Segundo ele, a OAB SP não ganha só uma nova sede e elogiou a sinergia entre Executivo, Legislativo e Advocacia: “Isso nos deixa  muito seguros de que quem vai ganhar é o povo da região de Cotia. Fortalecer a OAB com essa nova estrutura, é fortalecer uma entidade que tem história em favor da democracia, é fortalecer a cidadania em vários projetos e ações que a OAB programa a nível federal, estadual e municipal”. Citou que como Presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, recebeu recentemente  pauta legislativa da OAB Nacional com 16 projetos.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Cotia, José Marcos Silva, relembrou o momento, no qual a Câmara contribuiu para que a nova sede da OAB-Cotia se tornasse realidade, cedendo o terreno. Destacou  que a região, onde está localizada a Casa,  é muito valorizada e que, na ocasião, houve resistência de um vereador sobre a cessão do terreno : “Mas vejo que a cessão foi no ponto certo para a cidadania, para a sociedade”. Por fim, parabenizou todos os advogados de Cotia.  Na ocasião, o vereador Luiz Roberto Rodovalho entregou Diploma de Honra de Mérito à OAB-Cotia.

Também participaram da inauguração da nova Casa, integrante o grupo inaugural: Diógenes Luiz de Almeida Fontana Rodrigues, Juiz de Direito do Fórum de Cotia; Roberto Rocha, Prefeito de Vargem Grande Paulista, Deputado constituinte José Maria Eymael; Caio Augusto Silva dos Santos, Secretário-geral da OAB SP; José Maria Dias Neto, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e Conselheiro, Célio Luiz Bittencourt, Diretor tesoureiro da CASSP; Gabriel Lopes Coutinho Filho, Juiz do Fórum Trabalhista; Sérgio Augusto Duarte Moreira, Juiz da Vara Criminal de Cotia; Nilza Bueno da Silva, Juíza da Vara de Fazenda Pública de Barueri; Ricardo Navarro, Promotor de Justiça de Cotia e os Conselheiros da OAB SP Luis Roberto Mastromauro; Alessandro Brecailo, Júlio Cesar Caires Filho e Rui Augusto Martins, entre outras autoridades.