OAB SP participa do Encontro Nacional de Comissões de Jovens Advogados


28/05/2014

Sob a égide de que “O jovem advogado não é o futuro. É o presente da advocacia”, representantes de diversas Seccionais da OAB participaram do “Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Advocacia em Início de Carreira”, encontro recepcionado pela Seccional do Pará, em Belém. Nos dias 22 e 23 de maio, foram discutidos temas de interesse dos advogados e advogadas em início de carreira.

 

 

Em São Paulo, a questão do Jovem Advogado tem sido tratada como prioritária pelo Presidente Marcos da Costa, que já na primeira sessão propôs ao Conselho Secional a derrubada da regra do regimento interno que impedia participação de inscritos a menos de cinco anos em comissões da OAB SP. O Presidente da Comissão do Jovem Advogado, Everton Zadikian, representou a OAB SP no Encontro Nacional.

O Encontro resultou na Carta de Belém. Pensando nas dificuldades – especialmente financeiras – do início da vida profissional de um advogado, a Carta de Belém solicita, dentre outros pontos, que o Conselho Federal da OAB “faça um intermédio junto aos bancos públicos, privados e de economia mista, em âmbito nacional, em especial o BNDES, para que sejam criadas linhas de credito específicas para jovens advogados adquirirem o capital necessário para abertura de seu escritório”.

Mas não foram apenas questões materiais que receberam a atenção dos presentes, havendo espaço para discutir caminhos para promover a elevação do conhecimento técnico-jurídico dos profissionais que ainda precisam ganhar experiência. Neste escopo, a Carta de Belém recomenda que os Conselhos Seccionais “implementem espaços de co-working para jovens advogados”, possibilitando também a troca de conhecimentos.

O “Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Advocacia em Início de Carreira” foi realizado uma semana antes do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB, evento marcado para o dia 29 de maio, em Recife. Parte das propostas colocadas na Carta de Belém será tema para debates neste novo evento.