Capivari comemora 35 anos e defende as prerrogativas profissionais


21/08/2014

Ao comemorar 35 anos da Subseção de Capivari e o Dia Municipal das Prerrogativas da Advocacia, no último dia 5 de agosto, o Presidente Marcos da Costa, fez na Casa da Advocacia e Cidadania da cidade, a defesa pública das prerrogativas do próprio Presidente daquela Subsecção, Pedro Ricardo Boareto: “Diante dos fatos dramáticos, que vem ocorrendo na comarca de Monte Mor (subsede de Capivari) que desaguaram numa representação do MP contra o Presidente da OAB-Capivari, por defender interesses da Advocacia e assumir posição institucional da OAB sobre os conciliadores, quero dizer que não só estarei ao lado dele, mas estou assumindo integralmente a responsabilidade desse processo, posto que baseado em decisão proferida pelo TED de São Paulo, não aceitaremos ingerência sobre o exercício de nossa competência, de seleção e disciplina da advocacia, que é exclusivamente da OAB, e assegura a independência da advocacia brasileira”, afirmou o Presidente Marcos da Costa.

Pedro Boareto agradeceu  o apoio do Presidente Marcos da Costa e fez também um agradecimento aos vereadores que propuseram a criação do Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas: em Capivari, Flávio de Carvalho e Davilson Rogeri; em Elias Fausto (subsede) , Daniel Buccieri e de Monte Mor (subsede), Valton Assis e Danilo Jacob: “Todos nos auxiliaram na aprovação desse valioso projeto”. Boareto fez um agradecimento especial ao prefeito Rodrigo Abdala Proença que, desde vereador, sempre se mostrou um amigo da advocacia: “Obrigado pelo carinho e, principalmente, pela valorização da classe. Nesses anos tem sempre demonstrado preocupação com os advogados, quando precisamos, sempre foi solicito e nos dispôs a auxiliar no que foi possível”. 

Durante o evento, o Prefeito de Capivari, Rodrigo Abdala Proença, anunciou que está doando para a OAB SP um terreno de 917 m2 na Cidade Administrativa da cidade, onde pretende instalar os Três Poderes municipais: “Trago esse presente no dia da primeira comemoração do Dia Municipal das Prerrogativas. É um grande projeto que iniciou quando éramos vereadores e o prédio da Câmara Municipal, já está sendo concluído. Nessa área vamos levar o Poder Judiciário e a Praça dos Três Poderes e quero também a OAB vá para lá e participe desse desenvolvimento de Capivari. Vamos encaminhar à Câmara a doação dessa importante área”. 

Na solenidade, apresentaram ainda manifestações O Vereador Alfredo de Castro Carvalho, um dos autores do projeto que cria o Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia em Capivari e Sergei Cobra Arbex, Secretário-geral da CAASP, representando o presidente da Caixa, Fabio Romeu Canton Filho. 

No aniversário de 35 anos, a Subsecção homenageou todos os seus Presidentes: Leonir Capossoli, (1981-1982) in memoriam, Rivail Feres (1983-1984), Maria Amélia D’Arcadia, (1991-1197), Norberto Raimundo de Góes (1985-1986) in memoriam; Nabih Assis (1998-2000) e Otávio Augusto Lopes (1987-1990 e 2001-2012).  O Presidente Pedro Boareto, disse que se não fosse à atuação gloriosa de cada um dos Ex-Presidentes, não haveria o que comemorar: “Toda Advocacia de Capivari saúda os senhores pelo trabalho realizado”. 

Também participaram da mesa dos trabalhos: o Conselheiro Seccional Odnei Roque Assarisse; O juiz de Direito da Comarca de Capivari, Djalma Moreira Gomes Júnior  e o Prefeito de Monte Thiago Assis.