Comissão de Política Criminal realiza o seminário “Mulheres Encarceradas”


25/09/2014

A Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP promove o seminário “Mulheres Encarceradas”, no dia 1º de novembro.

“O objetivo do seminário é reunir especialistas na temática do encarceramento, apresentar aos presentes uma face desconhecida da rotina das unidades prisionais, especialmente no Centro de Progressão Penitenciária Feminina do Butantan (CPPFB), onde às mulheres presas busca-se oferecer espaço para práticas de atividades que viabilizam contato com dança, música, canto, meditação, sarau de poesias, confecção de artigos com produtos reciclados, para que sirvam de instrumento de harmonização, autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida no decorrer do cumprimento da pena”, explicou a Presidente da Comissão, Adriana de Melo Nunes Martorelli.

A programação do evento se inicia com a palestra do Professor Luís Flávio Gomes sobre “Cesare Beccaria: iluminista, secular, racionalista, contratualista, crítico, garantista, humanista, utilitarista, socialista, educador, atual”. Já o Professor Sérgio Salomão Shecaira contará “A História das Penas” e Gessé Candido dará o depoimento “A Prisão”. Em seguida, Rosângela Santos tratará de “Os Efeitos da Mostra de Arte no CPPFB” e a Psicóloga Siari Prem fará uma prática de “Meditação”.

Dando prosseguimento ao evento, a Professora Bruna Angotti, Mestre em Antropologia pela USP, especialista em Criminologia pelo IBCCRIM, Bacharel em Direito pela USP e em Ciências Sociais pela PUC-SP, será a expositora do tema “Entre as Leis da Ciência, de Deus e do Estado”. A musicoterapeuta Sangita vem em seguida para falar sobre “Oficina Musicando” e a Arquiteta Suzann Cordeiro fará palestra sobre “Arquitetura Prisional”.

O seminário continua com a Advogada e Cantora Carla Andrade falando sobre Oficina "O Caminho do Canto” e o Defensor Público e Professor Bruno Shimizu discorrerá sobre “Maternidade e Cárcere”.
“Filhos do Governo” será o tema da palestra do Professor Roberto da Silva e o Poeta Jaime Quiroga apresentará a performance “Beccaria”. E o Juiz da Corregedoria do TJ-SP, Jaime Garcia Junior ,  membro do Comitê Gestor Permanente de Políticas Públicas Penitenciárias do Tribunal ,  irá ministrar palestra sobre Arte – uma janela para a integração.
 
O grupo AfroReggae se apresentará no evento, que será finalizado com as exposições de Adriana Nunes Martorelli e Fabiana Zanatta Viana.

Serviço
 

Seminário: "Mulheres Encarceradas"

Dia: 1º de novembro

Horário: das 9h às 15h

Endereço: Teatro Gazeta - Avenida Paulista, 900