Eleições 2014 - OAB SP, APAMAGIS e APMP ouvem candidatos ao governo do estado


06/09/2014

Em iniciativa inédita, OAB SP, APAMAGIS e APMP reuniram os candidatos ao governo do Estado de São Paulo para o encontro “Compromisso com a Justiça”, em que as três entidades elaboraram uma pauta conjunta que tem a finalidade de recuperar, modernizar e democratizar a Justiça paulista.

“Abrimos a nossa casa nos dias 28 e 29 de agosto para colocar a Justiça na pauta do debate eleitoral”, explica Marcos da Costa, Presidente da OAB SP, concluindo que “todos os candidatos, com o evento, tiveram que refletir sobre a nossa Justiça, que é a base do Estado Democrático de Direito, e merece contar com a colaboração dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, durante evento com os candidatos ao Governo do Estado 

Marcos da Costa ainda destacou que a semana de 25 a 31 de agosto foi histórica para a OAB SP, pois além de receber os candidatos ao governo do Estado de São Paulo, havia inaugurado a nova sede da Secional, três dias antes. “A presença de todos os 9 candidatos ao governo ainda revela que as três instituições reúnem suficiente prestígio para convocá-los ao debate, revertendo em ganhos para a sociedade como um todo”, concluiu.

 
A pauta da Justiça Paulista
 

Pelas regras acertadas previamente com as assessorias, cada candidato teve 20 minutos para tratar (exclusivamente) dos temas propostos pelas instituições (OAB SP, APAMAGIS e APMP), sendo: a indispensabilidade do advogado para a Justiça, democratização do Poder Judiciário e do Ministério Público (Eleições Diretas), autonomia orçamentária do judiciário paulista, precatórios, litigiosidade do Poder Público, sistema carcerário, justiça Estadual e Pacto Federativo.

 Não houve debate ou sabatina, uma vez que a proposta era abrir um espaço igualitário e amplamente democrático para acompanhar a explanação livre das ideias dos concorrentes ao Palácio dos Bandeirantes. Após os vinte minutos de fala do candidato sobre os temas da pauta, foram concedidos mais 5 minutos para considerações finais, com de temas de livre escolha.

Confira abaixo (por ordem de apresentação) os vídeos com a participação dos 9 candidatos ao governo do Estado de São Paulo no encontro “Compromisso com a Justiça”.

 

No dia 28/08 foram ouvidos os candidatos:

 
No dia 29/08 foram ouvidos os candidatos: