OAB Altinópolis comemora 25 anos


08/09/2014

A Subseção de Altinópolis comemorou 25 anos de fundação com um presente para a advocacia local: com a presença do Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, foram inauguradas as novas instalações – pós reforma – da Casa da Advocacia e Cidadania, oferecendo melhores condições de trabalho para os advogados e melhor atendimento para a população local, ainda com a praticidade de estar perto do Fórum do município.

O Presidente da Subseção de Altinópolis, Luiz Antonio Garcia De Figueiredo, agradeceu a Diretoria Secional pela obra e fez um retrospecto da instalação da Subseção, 25 anos atrás: “quis o destino que eu fosse o décimo quinto advogado de Altinópolis, quantidade suficiente para a época da instalação. Não posso deixar de referir-me a Élcio Nunes de Faria, advogado que muito contribui para o processo de instalação desta Subseção e faz parte da nossa história”. 

Marcos da Costa parabenizou a Diretoria da Subseção – atual e gestores passados – afirmando que a reforma desta e de outras Subseções, em todo o Estado, é consequência da união das atuais Diretorias da OAB SP e da CAASP, com as Diretorias das Subseções.

Durante solenidade, houve a entrega da carteira para Lais Cadurim da Silva, nova advogada inscrita na Subseção de Altinópolis. Também foram prestadas homenagens aos decanos da advocacia local e Ex-Presidentes da Subseção, sendo eles: Paulo Garcia Palma, Plínio de Figueiredo Mendes, Edmar Voltolini, Edino Nunes de Faria, José Francisco Ferreira, Alexandre Trancho e Eliezer Walter Gentilini. 

O Conselheiro Secional e Ex-Presidente da Subseção de Altinópolis, Alexandre Trancho, também fez uso da palavra, aproveitando a ocasião para – representando o Prefeito de Altinópolis – entregar ao Presidente da OAB SP o título de “Hóspede Oficial do Município”, bem como ao Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho. Trancho ainda destacou algumas ações da atual Diretoria Secional em diferentes áreas, como a Campanha pela Paz no Futebol e a instituição e trabalho da Comissão da Verdade, que apura casos “do regime nefasto, pelo qual passou o país, em que houve perseguição de colegas que passaram por situações difíceis”. O Presidente da CAASP agradeceu o título recebido na ocasião e destacou o esforço da entidade em chegar à todos os advogados, em todas as regiões do Estado. Fábio Romeu Canton Filho explicou que “a economia proporcionada pelas parcerias e serviços oferecidos pela Caixa pode se traduzir em retorno maior que a anuidade [...]”. 

Além dos já citados, também participaram do grupo inaugural desta solenidade: Caio Augusto Silva dos Santos, Secretário Geral da OAB SP; Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, Diretora da CAASP; Rodrigo Capucelli, Procurador do Município de Altinópolis; Ricardo da Silva Sobrinho, Prefeito de Santo Antônio da Alegria; Renato Teodoro, Vereador de Altinópolis; Aleksander Coronado Braido da Silva, juiz da Comarca de Altinópolis; Padre Mateus Pereira, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Piedade; Carlos Roberto Faleiros Diniz, Conselheiro Secional; Silvio Cesar Oranges, Conselheiro Secional; Ivan da Cunha Sousa, Presidente da Subseção de Franca; Gerson Luiz Alves, Presidente da Subseção de Patrocínio Paulista; e os Diretores da Subseção de Altinópolis - Fausto Luis Rinhel Lopes (Vice-Presidente), Airton Cezar Ribeiro (Secretário Geral), Jair Fiore Junior (Secretário Adjunto) e Nayara Garcia da Costa (Tesoureira). 
 

Duas novas Salas da Advocacia 
 

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, ainda participou – na mesma data – das inaugurações de duas Salas da Advocacia, nos municípios de Batatais (dentro do Fórum local) e de Brodowski (ao lado do Fórum local), ambos espaços com instalações e equipamentos novos em favor da advocacia. 

A Presidente da Subseção de Batatais, Regina Maria Sabia Darini Leal, agradeceu o empenho da Diretoria Secional e revelou emoção com as duas inaugurações que trazem “salas de apoio importantes, pelas quais agradecemos à Secional em dar melhores condições para os nossos advogados”. Lembrando que Brodowski é Subsede de Batatais, Regina Maria Sabia Darini Leal explicou que a Sala inaugurada “era uma reivindicação e uma promessa que vinham desde o início do nosso mandato, duas gestões atrás, com o intuito de dar segurança e privacidade para os advogados que aqui militam; momento grandioso que chegou”. 

Em Brodowski, novos advogados ainda tiveram a honra de receber suas carteiras das mãos do Presidente Marcos da Costa, sendo eles: Ivan Herbert Marçal Bertoluci, Cleber Alexandre da Silva Inácio, Gabriel Diniz Carvalho Franco e Marcelo Donizeti de Morais. 

O Presidente da OAB SP encerrou as solenidades lembrando o valor da advocacia para a busca por uma sociedade mais justa e fraterna, com a realização da Justiça. “O advogado é um agente da paz e aos novos advogados digo que é um orgulho estar aqui presente, entregando-lhes suas carteiras; mas aproveito também para lembrar de compromissos que o bom advogado tem ao longo da carreira: respeito à ética, estudo constante e a defesa das nossas prerrogativas profissionais”, concluiu Marcos da Costa.