Reinaugurada a Casa da Advocacia de Franco da Rocha


08/09/2014

Em janeiro de 2012, a forte enchente que tomou do centro do município de Franco da Rocha causou grandes prejuízos à administração municipal, ao judiciário e ao comércio locais. O prédio da Prefeitura, da Câmara Municipal e o Fórum da Comarca de Franco da Rocha ficaram sob uma coluna de água de mais de 1,60 m de altura. Localizada nesta região, a sede da Subseção de Franco da Rocha também foi severamente atingida.

Diante do ocorrido, com a perda de todo o mobiliário e a necessidade de reformar e readequar a edificação, a OAB SP, em parceira com a Subseção, começou a buscar solução para a sede da Subseção. No primeiro momento foi providenciada a locação de outro imóvel, que abrigou a OAB Franco da Rocha, dando continuidade ao funcionamento de ponto de apoio importante para a advocacia local e do atendimento à população assistida pelo Convênio de Assistência Judiciária. Após vencer esta primeira etapa, começou o trabalho de diálogo com a Prefeitura de local, para manter a cessão do terreno, trâmite necessário para o projeto de adequação da Subseção.

“Quero destacar a importância desta Casa para a advocacia e, especialmente para a população, o que proporcionou esta parceria com a Prefeitura, a fazer com que a Ordem continue a atender a população carente do Estado de São Paulo”, afirmou Marcos da Costa, Presidente da OAB SP, acrescentando que “ver a Casa da Advocacia e Cidadania de Franco da Rocha reinstalada reforça a percepção que a OAB SP é uma instituição sólida e que funciona”.

O Presidente da Subseção de Franco da Rocha, Julio Cezar da Silva Catalani, agradeceu à diretoria Secional pelo empenho em recuperar a sede que “é fruto do apoio dos colegas da Diretoria [local] bem como da Secional”, lembrando que Marcos da Costa – na época Vice-Presidente da OAB SP – fez contato pessoal, na época da enchente, para ter ciência do que ocorria e prestar apoio efetivo. O Prefeito de Franco da Rocha, Francisco Daniel Celeguim de Morais, destacou a importância da OAB SP para ter garantido a cessão do terreno em que a Subseção foi reinaugurada: “sou grato por apostarem na nossa cidade e manterem esta sede próximo aos outros prédios públicos importantes que temos aqui, [...] temos uma boa notícia com a presença da advocacia aqui”.

A Casa foi construída com um padrão arquitetônico que está se consolidando entre os novos projetos das subseções da OAB SP, com respeito à acessibilidade, múltiplas salas para facilitar o atendimento aos advogados e à população, auditório para palestras e seminários e o Espaço CAASP. Neste último caso, o Vice-Presidente da Caixa, Arnor Gomes da Silva Júnior, lembrou que a CAASP “é importante para a vida pessoal e profissional de advogadas e advogados”, citando os vários benefícios proporcionados pelas parcerias da instituição.

O grupo inaugural (além dos nomes já citados) ainda foi composto por: Gisele Fleury Charmilot Germano de Lemos e Maria Célia do Amaral Alves, Diretoras da CAASP; Luis Norberto Mastromauro, Conselheiro Secional; Nivaldo da Silva Santos, Vice-Prefeito de Franco da Rocha; Claudemir Correa Leite, Presidente da Câmara Municipal de Francisco Morato; Paulo Manez, Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos; e Eric Clapton Valini, Verador de Franco da Rocha. Ainda formaram este grupo os integrantes da Diretoria da Subseção de Franco da Rocha: Henderson Fabio dos Santos (Vice-Presidente), Marcos Elias Alabe (Secretário Geral), Evani da Silva Olive