Inaugurações em Ribeirão Preto e Orlândia


08/10/2014

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou da inauguração de dois novos espaços para a advocacia em Ribeirão Preto e Orlândia, no dia 25 de setembro. No primeiro caso, a Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto ganhou uma nova ala (anexo), em que há uma área maior para oferecer - de maneira mais qualificada - todos os serviços da OAB SP e da CAASP. Já os advogados de Orlândia viram a entrega da renovada Sala da Advocacia “Doutor Júlio Bucci”, no Fórum daquela Comarca, após reforma e instalação de novo mobiliário e equipamentos de informática.

Nas duas localidades, o Presidente da OAB SP ainda participou da solenidade que considera “a mais importante da Ordem”, entregando as carteiras aos advogados que acabam de ingressar na classe. “Vocês escolheram uma profissão muito especial, que têm um tripé essencial a ser observado para o sucesso de cada um de vocês: respeito à ética, estudar sempre e defender nossas prerrogativas profissionais”, disse Marcos da Costa ao parabenizar os novos advogados e advogadas.


Reconhecimento mútuo pelo trabalho

Antes de participar da inauguração do novo anexo da Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto, Marcos da Costa esteve reunido com o presidente da Subseção, Domingos Assad Stocco, e os Integrantes da Comissão da Verdade - Subseção Ribeirão Preto (primeira do gênero formada em uma Subseção) e da Comissão do Jovem Advogado. Na ocasião, foi entregue ao Presidente da OAB SP o relatório dos trabalhos realizados pela Comissão da Verdade e também homenagens por ter levado adiante - no primeiro ano de gestão (2013) - a mudança no regimento interno da OAB SP, que derrubou o fator limitador de ingresso nas Comissões, que impedia a atuação advogadas e advogados com menos de 5 anos de inscrição.

“Fico muito feliz em ver os frutos do trabalho dos jovens advogados; tenho dito que uma das revoluções pelas quais a Ordem vai passar vem da jovem advocacia. Também parabenizo o trabalho desta Comissão da Verdade e tomarei as providências para que este relatório seja encaminhado à Comissão da Verdade da OAB SP, não apenas como ato de ofício, mas devido à relevância do conteúdo aqui apresentado”, destacou Marcos da Costa.

“A 12ª Subseção agradece ao nosso Presidente Secional, que assumiu o compromisso e, já no mês seguinte à sua posse, na primeira reunião do Conselho Secional [fevereiro/2013], revogou do Regimento Interno o artigo que inibia a participação dos jovens advogados”, lembrou Domingos Assad Stocco, que também agradeceu a Marcos da Costa por ter estimulado a instalação da Comissão da Verdade em sua Subseção.

Ao inaugurar a nova ala da Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto, a OAB SP entregou aos advogados e advogadas da Subseção um complexo com novas instalações para o Espaço CAASP (Livraria, Farmácia e Consultório Odontológico), Tribunal de Ética e Disciplina - 13ª Turma (TED), Escola Superior da Advocacia (ESA – OAB SP) e salas para os trabalhos das Comissões e atendimento ao público.

Aproveitando a sequência de eventos (entrega de carteiras e inauguração da nova ala), o Vice-Presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior, fez uma convocação aos recém ingressados na classe: “se eu for citar todos os benefícios e parcerias da Caixa, ficaria aqui falando até amanhã!! Então eu peço que adotem a CAASP, se interem de tudo que a Caixa faz, afinal de contas, quanto mais forte o nosso braço assistencial da OAB SP, melhor para todos nós”.

Além dos nomes já citados, ainda formaram a mesa diretora para estes trabalhos: Caio Augusto Silva dos Santos (Secretário Geral da OAB SP), Rose França (Coordenadora da ESA - Núcleo São Paulo), Patrícia Romero dos Santos (Coordenadora da ESA - Núcleo Ribeirão Preto), Alexandre Colucci (Conselheiro Regional de Prerrogativas - 6ª Região), Julio Cesar de Oliveira Guimarães Mossin (Coordenador Regional de Prerrogativas - 6ª Região), Cid Antônio Velludo Salvador (Conselheiro Secional), Eduardo Lizarelli (Presidente 11ª Turma - TED) e Tânia Maria Zufellato (integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas – Ribeirão Preto).


Melhores condições para os advogados no Fórum de Orlândia


A renovada Sala da Advocacia “Doutor Júlio Bucci” é um espaço essencial para o dia a dia dos advogados e advogadas de Orlândia, tendo um ponto de apoio indispensável no Fórum local. “Não preciso destacar muito a importância deste espaço para o dia a dia de advogadas e advogados, especialmente no interior: aqui temos a Casa da Advocacia e Cidadania de Orlândia, mas há municípios em que isto não ocorre e o único ponto de apoio é a nossa sala instalada nos Fóruns, onde até o atendimento ao cidadão carente é realizado”, explicou Marcos da Costa, Presidente da OAB SP.

Luiz Eugenio Marques de Souza, Presidente da Subseção de Orlândia, agradeceu pela realização e destacou que a atual Diretoria Secional “não mede esforços para trazer progressos e fazer a OAB SP cada vez melhor para todos os advogados paulistas”, acrescentando que ainda enxerga empenho pessoal de Marcos da Costa em “fazer valer as nossas prerrogativas profissionais”. A prefeita de Orlândia, Flávia Mendes Gomes, afirmou que a “advocacia de Orlândia e região ganha, com a inauguração que hoje realizamos, melhores condições de trabalho; cumprimento a OAB SP pelo investimento”.

Ainda participaram desta solenidade de inauguração: Caio Augusto Silva dos Santos (Secretário Geral da OAB SP), Ana Maria Fontes (Juíza Diretora do Fórum de Orlândia), Ana Carolina Aleixo Cascaldi (Juíza da 1ª Vara), Karina Beschizza Cione (1ª Promotora de Orlândia), Cid Antônio Velludo Salvador e Carlos Roberto Faleiros Diniz (Conselheiros Secionais). A Diretoria da Subseção de Orlândia também integrou este grupo inaugural: Marco Antonio Figueiredo Filho (Vice-Presidente), Gustavo Melo Cadelca (Secretário Geral), Jaqueline Ribeiro Lamonato Claro (Secretária Adjunta), Eder Krebsky Darini (Tesoureiro).