Marcos da Costa parabeniza novo presidente eleito do TRT-15


04/10/2014

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, parabenizou o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, eleito no último dia 2 de outubro, novo presidente do TRT-15 para o biênio 2014/2016. “Pela dimensão da estrutura e volume de processos, o TRT-15 se destaca no cenário jurídico do País, sendo fundamental manter um diálogo entre o Tribunal e a Advocacia no sentido de buscarmos uma Justiça trabalhista cada vez mais eficaz no interesse do jurisdicionado”, disse Costa.

O Presidente da OAB SP elogiou a gestão do presidente Flávio Allegretti de Campos Cooper, que se encerra. “O Presidente Cooper foi incansável na busca do diálogo e do entendimento. Sempre adotou a postura de ouvir a Ordem antes de adotar medidas que afetassem a prestação jurisdicional, numa demonstração de respeito à classe e de compromisso com o aprimoramento da Justiça”.

A nova cúpula do TRT-15 será integrada também pelos vice-presidentes administrativo e judicial, Henrique Damiano (atual vice-presidente judicial) e Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, respectivamente; e pelo desembargador Gerson Lacerda Pistori, que ocupará o cargo corregedor regional. A posse está agendada para 5 de dezembro.

Lorival Santos é natural da cidade de Clementina (SP). Graduou-se em Direito na Instituição Toledo de Ensino de Araçatuba/SP, e em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araçatuba/SP, tem pós-graduação em Direito das Relações Sociais pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Paulista de Campinas (Unip), defendeu dissertação sobre "O acesso à justiça", em dezembro de 2003.

Em 1986 assumiu o cargo de juiz do trabalho substituto do TRT-2 (SP). Após criação do TRT-15, foi promovido em 1988, por merecimento, a juiz presidente da JCJ de Fernandópolis, removendo-se para a 2ª e 3ª Varas de Araçatuba. Em 8/2/2002 foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT-15, onde atua, desde então, junto à Terceira Turma, da qual foi Presidente nos biênios 2003/2004 e 2005/2006, presidindo, desde 9/12/2006, a 5ª Câmara de Julgamento, além de integrar a Seção de Dissídios Coletivos. Em novembro de 2008, foi eleito diretor da Escola Judicial do TRT-15, para o mandato de 2008/2010.