OAB SP realiza 12ª Conferência Regional em Araçatuba


09/10/2014

A 12ª Conferência Regional da Advocacia teve como anfitriã a Subseção de Araçatuba, reunindo ainda as Diretorias e advogados das Subseções de Andradina, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.

“Reunir a advocacia em torno de discussões amplas e ainda em torno de temas locais é extremamente importante para que a OAB SP cumpra o seu papel institucional”, explicou Marcos da Costa, Presidente da OAB SP ao justificar todo um dia de trabalhos, a sexta-feira (3/10). Seguindo o novo padrão de organização do evento, o período da manhã ficou reservado para a reunião da Diretoria Secional, da Caixa de Assistência dos Advogados e das Subseções convidadas. Assim, o Presidente anfitrião, Alceu Batista de Almeida Júnior (Araçatuba), foi o primeiro a falar, apresentando sugestões para o trabalho de defesa das prerrogativas profissionais, de solução de questões relativas ao convênio da Assistência Judiciária e ainda fazendo reivindicações quanto à estrutura física da Subseção. Estes temas foram comuns nas falas dos Presidentes das demais subseções - com pequenas variações - e todos receberam pronta resposta e compromisso de providências por parte do Secretário Geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, do Secretário Adjunto, Antonio Ruiz Filho, do Diretor de Prerrogativas e Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filhos, e do Presidente da Comissão de Assistência Judiciária, Alexandre Ogusuku.

Assim, também apresentaram seus pleitos os Presidentes: Alain Patrick Ascêncio Marques Dias (Auriflama), Paulo Vaguinaldo Da Cruz (Birigui), Mary Lucia Antonello (Guararapes), Rita De Cassia Pontes Gestal Reis (Ilha Solteira), Altair Alecio Dejavite (Mirandópolis), Jose Luiz do Valle (Penápolis), Thyrso de Carvalho Junior (Pereira Barreto), Ana Paula Ribas Capuano (Promissão) e Alvaro Coleto (Valparaíso). O Presidente da Subseção de General Salgado, Clélio José Pereira Garçon, não pode comparecer e foi representado por Antônio José Kaxixa Francisco (Presidente da Subseção de 1992 a 2009).

Após esta reunião, no período da tarde, a 12ª Conferência Regional da Advocacia - Araçatuba - continuou fortalecendo o contato com a advocacia local, especialmente por conta das homenagens prestadas e da recepção aos novos advogados. Foram entregues placas aos decanos da região: Umberto Batistella (Araçatuba), Fernando Arantes de Almeida (Andradina), Mariangela Pintos Nogueira Kassis (Auriflama), Adelfo Volpe (Birigui), Alle Habes (General Salgado), Modesto Neira Arias (Guararapes), Luiz Antônio Perez (Ilha Solteira), João Olavo Bissoli (Mirandópolis), Ricardo Rodrigues de Castilho (Penápolis), Yoshikazu Sawada (Pereira Barreto), Silvio Bonadio (Promissão) Jakson Luiz Menezes (Valparaíso) e Emílio Gusella (Mirandópolis), sendo que este último recebeu uma Láurea de homenagem.

Também foi prestado reconhecimento aos advogados e advogadas que desprendem seus esforços para o funcionamento da 21ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina e ainda foram entregues as carteiras dos integrantes do Conselho Regional de Prerrogativas - 9ª Região, presididos pelos Conselheiros Secionais João Carlos Rizolli e Aécio Limieri de Lima, respectivamente. Além disso, onze novos advogados e advogadas da região tiveram a honra de receber suas carteiras das mãos do Presidente da OAB SP: “nunca deixem de observar um tripé que é essencial para uma carreira de sucesso: respeito à ética profissional, defesa incessante das prerrogativas profissionais e estudo e pesquisa contínuos”, recomendou Marcos da Costa. As Comissões da Mulher Advogada, Jovem Advogado, Direitos e  Prerrogativas , Assistência Judiciária e Tribunal de Ética e fizeram exposições tiraram dúvidas dos advogados.

Ao encerrar a 12ª Conferência da Advocacia - Araçatuba, o Coordenador Geral das Conferências Regionais e Secretário Geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, apontou o êxito do evento, explicando que “através das Conferências Regionais é possível ouvir as comunidades e as subseções, para poder trilhar cada vez mais o melhor caminho a ser seguido; tivemos aqui mais uma oportunidade de colher elementos com as lideranças das subseções da região (Presidentes e Diretores)”.