Universidade Zumbi dos Palmares promove Seminário de Igualdade Racial


18/11/2014

No dia 22 de novembro, a Universidade Zumbi do Palmares promove o Seminário Internacional “Ciência e Conhecimento à Serviço da Igualdade Racial: Produções e Contribuições Brasil e Estados Unidos”. O evento acontece das 9 às 16hs, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, Avenida Santos Dumont, 843 São Paulo – SP

Naomi Ruth Barber King, fundadora da A.D. King Foundation, cunhada do líder da Luta pelos Direitos Civis, Martin Luther King, participará do encontro que reunirá outros 54 debatedores, entre ativistas, acadêmicos, pesquisadores e autoridades do Brasil e dos Estados Unidos, de onde virão reitores de universidades historicamente negras (HBCUs).

Dentre os debatedores nacionais estarão presentes o ministro Marcelo Neri (Assuntos Estratégicos), as secretárias Macaé Maria Evaristo dos Santos (Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão Social do MEC) e Eloísa de Sousa Arruda (Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo), o ex-ministro Orlando Silva (Esportes), o ex-diretor executivo do Banco Mundial Murilo Portugal e a ex-secretária Eunice Prudente (Justiça do Estado de São Paulo), além de acadêmicos da Universidade Zumbi dos Palmares, USP, UnB, UFF.

Os painéis abordarão deferentes temas, como  a importância da contribuição do ensino superior para a redução da desigualdade racial. O seminário contará ainda com 12 mesas de debate além de apresentações culturais envolvendo capoeira, coral, samba-rock e um júri simulado sobre o caso “Sexo e as Negas” 

As vagas são limitadas e gratuitas, para inscrições e maiores informações nos sites www.zumbidospalmares.com.br, www.flinksampa.com.br ou através do telefone (11) 3325-1000.

 

FlinkSampa

 

A FlinkSampa promove nos dias 22 e 23/11, a 2ª Afroétnica - Festa Literária, Conhecimento e Cultura Negra, o evento acontece das 10h às 18hs  no Memorial da America Latina Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Barra Funda – SP

O ponto alto deste ano será a homenagem ao centenário da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), nascida em Minas Gerais autora de “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, lançado em 1960, livro traduzido para 13 idiomas e vendeu 80 mil exemplares. 

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares destacou a importância da Festa Literária “Vamos fortalecer as políticas afirmativas, incrementar o intercâmbio cultural e acadêmico na perspectiva do reforço das relações entre os povos”.

No dia 23/11 a viúva do premio Nobel da Paz Nelson Mandela, Graça Machel, ativista e defensora dos direitos humanos estará no evento, o encerramento da Festa Literária acontecerá às 19hs com show de Jair de Oliveira, no palco Zumbi dos Palmares.