14ª Conferência Regional dos Advogados de Presidente Prudente


16/12/2014

O Município de Presidente Prudente oficializou a doação de área de 5 mil m2 para a construção de uma nova Casa da Advocacia e Cidadania na cidade, ato que foi revelado na 14ª Conferência Regional da Advocacia - Pres. Prudente e Região. Também participaram deste encontro, no dia 5 de dezembro, as Subseções de Pres. Bernardes, Pres. Epitácio, Pres. Venceslau, Quatá, Rancharia, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.

Uma vez que a construção do prédio ficará sob responsabilidade da OAB SP, o Secretário Geral, Caio Augusto Silva dos Santos, afirmou que “vamos batalhar dia após dia para que possamos concretizar esta conquista para os colegas desta Subseção”. Também coordenador das Conferências Regionais, ele agradeceu a presença de todos os Presidentes das Subseções participantes que, no período da manhã, trataram de assuntos de interesse da Advocacia: defesa das prerrogativas profissionais, instalações físicas das Subseções, gestão de recursos e pessoal, incremento da agenda de cultura e eventos na região e serviços da CAASP. Neste último ponto, Fábio Romeu Canton Filho, Presidente da CAASP, prestou alguns esclarecimentos e lembrou que “além de utilizarem com freqüência nossos serviços - pois assim podemos vislumbrar ampliação - os advogados devem apresentar suas sugestões para que os gestores locais as encaminhem”.

Na mesa de trabalhos, o Secretário Geral Adjunto da OAB SP, Antônio Ruiz Filho, que representou o Presidente Marcos da Costa, destacou: “Falo em nome do Presidente [Marcos da Costa] ao afirmar que a Advocacia - não só de Pres. Prudente - mas de todo o Estado, está sensibilizada e grata pela doação do terreno para uma nova Casa da Advocacia”, disse Ruiz Filho.

Com o objetivo de informar a classe para proporcionar a solução de problemas, a OAB SP levou aos presentes os seminários de Ética e Disciplina, Direitos e Prerrogativas, Mulher Advogada, Assistência Judiciária, OAB Concilia e Jovem Advogado. Ao longo da tarde, a mesa de trabalhos ainda foi composta por: Milton Carlos de Melo Tupã (Pref. de Pres. Prudente), Valmir da Silva Pinto (Pres. da Câmara Municipal), Rodrigo Lemos Arteiro (Pres. da Subseção de Pres. Prudente), José Roberto Dantas Oliva (Juiz Diretor do Fórum Trabalhista de Pres. Prudente), José Maria Dias Neto (Diretor de Ética e Disciplina da OAB SP), João Emílio Zola Júnior (Pres. 12ª Turma do TED e Conselheiro Secional), Laerte Soares (Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ESA e Conselheiro Secional), Julio Cesar Fiorino Vicente (Pres. da Subseção de Jaú e Presidente da Com. OAB Concilia), Aislan de Queiroga Trigo (Pres. da Subseção de Jales e integrante da Comissão de Assistência Judiciária), Leandro Caldeira Nava (Vice-Presidente da Comissão do Jovem Advogado), Leandro Sarcedo (Vice-Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas) e Eunice Aparecida da Cruz (Tesoureira da Subseção de Pres. Prudente e integrante da Comissão da Mulher Advogada).

O Presidente da Subseção anfitriã da 14ª Conferência Regional comemorou a doação do terreno para a construção de uma nova Casa, vislumbrando dias melhores para a Advocacia local. “Esta área de 5 mil m2 está em frente ao local que abrigará o novo Fórum de Pres. Prudente e bem perto do aeroporto da cidade”, detalhou Rodrigo Lemos Arteiro. Para ele a área vai proporcionar um projeto que pode tornar a Subseção um pólo regional, com capacidade de atendimento ampliada e realização de eventos maiores.
 “Este ato - doação da área para a OAB SP - não é um ato do Prefeito ou dos Vereadores, mas sim um reconhecimento que a população tem para com o trabalho da OAB SP”, destacou o Prefeito de Pres. Prudente, Milton Carlos de Melo Tupã.

Com 27 anos de Advocacia, o Presidente da Câmara Municipal, Valmir da Silva Pinto, disse ter um carinho especial pela Advocacia e que “várias foram as visitas feitas pela Diretoria local e também pela Diretoria Secional, buscando viabilizar a doação da área, que não foi tão fácil”.


Panorama das demais Subseções


A reunião dos Presidentes das Subseções participantes da 14ª Conferência Regional da Advocacia apresentou variedade de temas tratados, a começar pela exposição do Presidente da Subseção de Pres. Bernardes, Edilson Carlos de Almeida, que conclamou um maior apoio da classe para o enfrentamento a casos de violações das prerrogativas profissionais, citando os problemas que a Comarca vem apresentando. Em Pres. Epitácio, a Presidente da Subseção, Maristela Gomes Talavera Theodoro, encaminhou o pedido de reformulação da Casa da Advocacia e Cidadania, para atender melhor aos advogados locais.

Com uma sede recém inaugurada, a Presidente da Subseção de Pres. Venceslau, Roseli Oliva, aproveitou a 14ª Conferência Regional da Advocacia para agradecer o empenho da Diretoria Secional em viabilizar a construção da nova Casa. Claudio Lucas Rodrigues Plácido, Presidente da Subseção de Quatá, falou de algumas dificuldades nas compras feitas por meio do site da CAASP, tendo as dúvidas esclarecidas de pronto pelo Presidente da Caixa, Fábio Romeu Canton Filho.

José Guimarães Dias Neto, Presidente da Subseção de Rancharia, também citou casos de violações das prerrogativas profissionais, mas com uma característica particular - que será observada pela Diretoria Secional: a autoridade em questão é uma defensora pública. Luiz Infante, Presidente em exercício da Subseção de Santo Anastácio, e Carlos Alberto Bosque, Presidente da Subseção de Teodoro Sampaio, também participaram desta reunião.