Empossados os novos Dirigentes da AATSP


12/12/2014

Empossados os novos Dirigentes da AATSP Livio Enescu
A posse de Livio Enescu e da cúpula da AATSP foi concorrida. Foto: OAB SP

A posse dos novos dirigentes da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) lotou o auditório da CAASP, na última quinta-feira (11/12). O Conselheiro Livio Enescu assumiu a presidência, prometendo estreitar o diálogo com as outras entidades representativas da classe e, também, mostrando preocupação com a mudança trazida por uma nova gestão, o quadro associativo, as atividades de lazer e cultura e as bandeiras específicas da advocacia trabalhista.

O Presidente da OAB SP, Marcos da Costa ressaltou as qualidades de liderança do Presidente empossado: “Lívio é um exemplo de dirigente de Ordem, defensor das causas da Advocacia. Sua gestão fará com que a associação seja a cada dia mais forte e representativa, alcançando conquistas importantes para a Advocacia e para a cidadania, porque a justiça do trabalho está na base da cidadania”.

Marcos da Costa também cumprimentou o Presidente da AASP, que deixava o cargo, Ricardo Dagre Schmid: “ Trabalhos juntos em muitas lutas e quero deixar aqui  o testemunho da sua dedicação, seriedade, combatividade nos temas da advocacia trabalhista”.

Em seu balanço de gestão, Ricardo Dagre Schmid, apontou dificuldades encontradas: “O direito do Trabalho, principalmente em São Paulo, sofreu algumas mudanças de estrutura com a descentralização, implantação do PJe e a advocacia foi obrigada a se adaptar de forma célere. Período complicado. Ele também ressaltou que seu sucessor é “um advogado combativo, conhece as dificuldades da advocacia e vai fazer uma boa gestão futura.”

Silvia Lopes Burmeister, Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), disse que uma renovação dos dirigentes é sempre boa : “Traz novos projetos e só engrandece a entidade. Esperamos que a nova diretoria consiga levar a termo os projetos escolhidos pela advocacia trabalhista”.
Para o Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, Livio é uma grande liderança, que representa a advocacia trabalhista e que saberá dialogar: “Na verdade, as entidades representativas de classe da advocacia devem andar todas juntas. Não é sem razão que a posse da AATSP acontece no auditório da CAASP, há uma tendência de aproximação de todas as instituições da advocacia para que ela seja bastante forte no Estado e no País”.

O Deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, Presidente da Frente Parlamentar dos Advogados, ressaltou que uma associação forte fortalece os advogados: “A maneira com que o presidente Marcos da Costa conseguiu fazer interação das entidades é extremamente importante e positiva, nossa advocacia paulista tem se pautado de forma positiva no cenário nacional”.

O Vice-presidente da AASP, Leonardo Sica, também elogiou o novo Presidente empossado: “Livio é um advogado conhecido, antigo, desde já parceiro importante, militante em uma das áreas mais militantes, que é a advocacia do trabalho. Somos associações irmãs, nossa ideia é que a AASP funcione como polo de atração, congregação da outras associações e com o Livio vamos ter a facilidade de somar”.

O Desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, representando o Presidente do TRT-15, comentou que toda posse é sempre um renascer por melhor que tenha sido a gestão anterior: “O Direito do Trabalho evolui, apesar da tentativa de alguns setores de achar que já cumpriu seu papel. Mas a realidade do chão de fábrica, do Judiciário e a vivenciada pelos advogados mostra que ainda  é imprescindível”.

Compuseram também a mesa dos trabalhos: Antonio Ruiz Filho, Secretário-geral adjunto da OAB SP; Carlos Roberto Fornes Mateucci, Diretor-tesoureiro da Ordem e Presidente do Cesa; Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, do TRT-15; Desembargadora Maria Madalena de Oliveira, TRT-15; Valdir Florindo, Juiz do TRT-2; Celia Regina Camacho Stanter, Vice-corregedora da Justiça Trabalhista; Walter Vettori, Presidente da Federação Nacional dos Advogados; Aldimar de Assis, Presidente do Sindicato dos Advogados; Marcelo Gomes Cruz, Presidente da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhista; os Conselheiros da OAB SP, também empossados – Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, Oscar Alves de Azevedo e os novos Diretores da AATSP: Leopoldina de Lurdes Xavier, vice-presidente; Eliana Saad Castello Branco, 1ª secretária; Elton Enéas Gonçalves, 2º secretário; Horácio Conde Sândalo Ferreira, tesoureiro; os conselheiros , Carlos Frederico Zimmermann Neto, Eli Alves da Silva, Rogério Paciléio Neto, Isabel Cristina de Medeiros Tormes, Ricardo Antonio Soares Russo Júnior, Aurélio Carlos de Oliveira, Nelson Camargo Pompeu, Cezar Augusto Saldivar Duek, Sarah Hakim e Jesus Arriel Cones Júnior.