OAB SP realiza 1º seminário sobre departamentos jurídicos


10/12/2014

OAB SP realiza 1º seminário sobre departamentos jurídicos
Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, destacou a importância do trabalho da Comissão. Foto: OAB SP

Com a presença do Presidente e da Vice-Presidente da OAB SP, Marcos da Costa e Ivette Senise Ferreira, a OAB SP promoveu o “I Seminário de Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB SP”, no último dia 26 de novembro, na nova sede da Ordem.
 
“Estamos ainda comemorando a inauguração desse prédio, que tem como uma de suas marcas a interação. Esse evento  está sendo transmitido ao vivo e também  sendo gravado para ficar disponível na internet. Trago para a Luciana Freire  o desafio de manter o time unido e ampliá-lo cada vez mais, produzindo mais eventos onde possamos extrair o posicionamento da Casa sobre tantos temas que são do interesse de toda a advocacia e especialmente dos advogados dos departamentos jurídicos”, finalizou o Presidente.
 
A Presidente da Comissão, Luciana Freire, falou sobre a finalidade do seminário: “O objetivo da comissão é debater temas de interesse dos departamentos jurídicos durante o ano. A nossa ideia é destacar o temário que mais gerou discussão, polêmica ou dúvida entre os que foram analisados para um evento maior”.
 
Luciana agradeceu a presença de todos: “Primeiramente, quero fazer uma agradecimento especial ao nosso Presidente Marcos da Costa, que além de prestigiar nosso evento hoje acolheu a nossa Comissão, que foi empossada há sete meses, mas já está produzindo esse evento, que traz para dentro da OAB os advogados corporativos. Desejo mais uma vez reiterar que foi uma vitória para a nossa categoria a criação dessa Comissão.”
 
A primeira palestrante do evento foi a Vice-Presidente da Ordem, que abordou o tema “Responsabilidade Criminal da Pessoa Jurídica”, e afirmou ser “fervorosa defensora da responsabilidade da pessoa jurídica”. A Advogada Carla Rahal Benedetti, Professora da PUC SP, também foi expositora nesse tema e defendeu posição contrária sobre a responsabilidade da pessoa jurídica.
 
Além das professoras, Rodrigo Santos, Presidente da Monsanto, e Fábio Maceira, Presidente da Jones Lang LaSalle - JLL,  falaram sobre “Gestão Jurídica na Visão do CEO”, tendo Flávio Franco, Diretor Jurídico da Netshoes, como moderador; e  Palmarino Frizzo Neto, Diretor Jurídico da Ri-Happy/PB Kids, como debatedor no segundo painel.
 
No terceiro painel, o expositor foi o Ex-Ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto, que discorreu sobre “Desafio da Terceirização para as Empresas”, tendo Luciana Nunes Freire como debatedora, e Ana Carolina Medida, Gerente Jurídica da Gafisa; e Gustavo Biagioli, Diretor Jurídico da JLL, como debatedores.
 
Participaram da mesa: o Presidente Marcos da Costa, a Vice-Presidente Ivette Senise Ferreira, Luciana Gomes Freire, Presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB SP, Carla Rahal Benedetti, Advogada penalista e expositora, Luiz Hoffmann, Secretário da Comissão; e Leandro Caldeira Nava, Vice-Presidente da Comissão do Jovem Advogado.