Pirassununga inaugura nova Sala do Advogado e instala OAB-Concilia


09/12/2014

Ao inaugurar a nova Sala do Advogado “Eda Maria Andreeta Carvalho” e o Projeto OAB-Concilia no Juizado Especial Cível de Pirassununga, na última segunda-feira (01/12), o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, ressaltou a presença da mulher advogada na Ordem: “Esta homenagem é um tributo a uma advogada (Eda Maria) pela sua importância, pelo seu trabalho à causa da Justiça e por ser um exemplo para os jovens advogados, que podem tê-la como um farol na profissão”.

Marcos da Costa também destacou a Presidente da Subseção, Sandra Muller: “Ela fala com o coração, com firmeza e com paixão sobre assuntos ligados à advocacia e à cidadania. E, embora seja presidente há pouco tempo, já é referência”. Comentou também as frentes de batalha da classe, entre elas a luta pela presença obrigatória dos advogados em todos os processos, inclusive de conciliação: “Recentemente, estive com o deputado José Mentor, relator do projeto que regulamenta o Necrim (Cejusc das Delegacias) e pedi que incluísse no texto, que todas as formas de conciliação criadas pelo Poder Público deverão prever a presença do advogado, pois todo cidadão que vai para a mesa de conciliação sem ter orientação técnica do advogado, certamente fará um mau acordo. O projeto OAB-Concilia prevê a participação dos advogados das partes e é mais um serviço à disposição da Advocacia e da Cidadania”.

A Presidente de Pirassununga Sandra Valéria Vadalá Muller disse que tudo na vida tem um por quê: “É com satisfação que os advogados de Pirassununga escolheram o nome de uma grande amiga, uma grande advogada e uma das pioneiras, na qual a simplicidade se fazia presente, para homenagear”. Muller também fez críticas ao Cejusc, que dispensa a presença do advogado, ferindo a Constituição e destacou a parceria com o Judiciário local, que permitiu a instalação do projeto no JEC: “A Advocacia tem de estar presente no tripé da Justiça, como estabelece o art.133, para não lesar direitos”.

Receberam a homenagem “in memoriam” o marido (Sérgio), filhas e netas de Eda Maria. A irmã Edméia Andreeta Hipólito falou em nome da família: “ Hoje é um dia muito importante para nós, Essa homenagem é merecida. Eda foi uma pessoa afável, séria, justa. Amiga de todos os colegas, juízes, promotores e serventuários. Nossa família se sente muito honrada com a homenagem.”

A Prefeita de Pirassununga, Cristina Aparecida Batista, elogiou a homenageada Eda Maria Andreeta Carvalho e o projeto OAB-Concilia, que considera um serviço importante realizado pela OAB SP em prol da população: “Todos os conflitos de difícil solução podem ser resolvidos pela conciliação e a Ordem é uma entidade séria, que sabe dar andamento a este tipo de negociação entre as partes”.

Carlos Rodrigo Tagamori, da Comissão OAB Concilia de Pirassununga, lembrou que tão logo a comissão  foi criada, seus membros  viajaram à cidade de Pindamonhangaba, onde o projeto nasceu, para conhecer detalhes: “Fizemos isso para cumprir o juramento que fizemos quando recebemos a carteira da OAB: de proporcionar a cada cidadão o direito de acesso à Justiça”.

Participaram da inauguração: o Secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos; o Conselheiro Luiz Augusto Braga Ramos, o Presidente de São João da Boa Vista, José Luiz da Silva; o Presidente de Porto Ferreira, Francisco Andreotti Neto; Humberto Negrizolli, Presidente da Associação dos Advogados de Pirassununga, o Ex-Presidente da OAB-Pirassununga, Luiz Henrique Druziani, entre outras autoridades.