Presidente da OAB SP tem expectativa otimista sobre gestão de Lewandowski


15/08/2014

“O Ministro Ricardo Lewandowski deve imprimir um novo estilo ao STF, porque tem perfil conciliador e aberto ao diálogo, cultivado na Advocacia, que exerceu por longo período, facilitando a convivência com todos os agentes da Justiça e respeitando as divergências”. Essa é a expectativa otimista do Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, sobre a gestão do Ministro Lewandowski , eleito no último dia 13 de agosto, para presidir o Supremo Tribunal Federal nos próximos dois anos. A Ministra Cármen Lúcia será a Vice-presidente.

Marcos da Costa lembrou que Lewandowski foi Conselheiro da Seccional Paulista da Ordem entre 1989 e 1990 e ingressou na Magistratura pelo Quinto Constitucional – Classe dos Advogados, no Tribunal de Alçada Criminal (1990/1997), promovido a Desembargador por merecimento. Integrou as Seções de Direito Privado, Direito Público e Órgão Especial.

Enrique Ricardo Lewandowski, 66 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É mestre, doutor e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e é Ministro do STF desde 2006.