Subseção de Sorocaba promove seminário sobre Reforma Política Já


05/03/2015

A preocupação com o debate da sociedade em torno da reforma política necessária ao Brasil expande fronteiras e, a exemplo do evento realiza na nova sede da Secional paulista da Ordem, também acontecerá na Subseção de Sorocaba (06/03/2015). O Seminário Reforma Política Já vai abordar com especialista as mudanças urgentes no atual sistema político. Entre os temas em debate estarão: “Reeleição - recall - financiamento de campanhas”, “Sistema distrital - clausula de barreira - coligações” e “A necessidade de reforma política”.

Confira o conteúdo completo dos painéis que ocorreram durante o Seminário Reforma Política Já realizado pela Secional paulista da OAB, em parceria com a TV Cultura

O presidente da Subseção, Alexandre Ogusuku, avalia que o momento é ideal para efetuar as mudanças de acordo com os anseios da sociedade. “Temos de aproveitar este ano, com a renovação de boa parte do Congresso, para exigir essa Reforma”, diz ele. “A OAB SP cumpre papel importante para oferecer proposições para melhorar o atual quadro político”.

Para Ogusuku, as propostas retiradas desse seminário vão compor um documento a ser enviado à Secional paulista da Ordem para, depois, junto com outras manifestações dos advogados paulistas ser encaminhada ao Congresso. “A OAB SP sempre esteve à frente das principais mudanças no País e sabe que não deve apenas cumprir seu papel cobrando um quadro político mais adequado, com medidas que exterminem principalmente a corrupção, mas também que envie propostas concisas”, dimensionou.
O sistema de votação será o assunto que Ogusuku vai apresentar: “Sou contra o atual sistema proporcional. O ideal para o Brasil seria a adoção do voto distrital. A forma de coligação atual também está errada. Seria importante adotar a coligação vertical”.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Subseção-Sorocaba, Rodrigo Gomes Monteiro. Na sequência, o juiz José Eduardo Marcondes Machado e o promotor de justiça Jorge Alberto de Oliveira Marun abordarão “Reeleição - recall - financiamento de campanhas”. Eles serão seguidos por Ogusuku e o advogado José Theodoro Mendes, que falarão sobre ”, “Sistema distrital - clausula de barreira - coligações”. Já a “Necessidade de Reforma Política” será tratada pelo juiz Marlon Reis. No encerrando o Seminário, o prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannuzio, e os deputados federais Vitor Lippi e Herculano Passos vão apresentar suas propostas para a Reforma Política. 

Mais informações pelo telefone (15) 3228-1134.