Comissão de Direitos Humanos participa de conferência internacional em Belém


28/04/2015

A OAB SP participa da VI Conferência Internacional de Direitos Humanos que reúne representantes da sociedade civil em Belém (PA) até quarta-feira (29/04). O tema do evento é “A efetivação dos direitos da igualdade”. O objetivo é discutir propostas e ideias para aprimorar o Estado Democrático de Direito nos oito painéis, doze fóruns e três conferências magnas que estão acontecendo por lá desde esta segunda feira (27/04). Durante a abertura do evento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, criticou a “difusão da cultura da violência” e do que chamou de “pena de morte informal”.

De acordo com o diretor da Comissão de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio, a Secional paulista da Ordem está participando dos painéis que tratam de temas ligados ao universo paulista como violência e questões de gênero. Para Sampaio, o encontro que conta com cinco mil inscritos já é vitorioso: “Esse número mostra que a pauta dos Direitos Humanos mais do que nunca é um tema atual, que sensibiliza setores e mobiliza até os países vizinhos e da América Central”, conta o diretor.

Representando a OAB SP, o advogado afirma ainda que um dos temas que vai discutir na conferência é a violência policial. “Em São Paulo, a polícia está cada vez mais truculenta. Só neste ano, os números oficiais mostram que 400 pessoas morreram em confronto com a polícia. É preciso jogar luz sobre essa estatística e aumentar a fiscalização da sociedade civil e de órgãos de direitos humanos para tentar diminuir esses números”, completou.