Mudanças na diretoria da Secional paulista da Ordem


27/04/2015

Mudanças na diretoria da Secional paulista da Ordem 1
José Maria Dias Neto assume a tesouraria da OAB SP

Para a presidente em exercício da OAB SP, Ivette Senise Ferreira, a escolha dos nomes indicados por Marcos da Costa para recompor a diretoria da entidade foi acertada, pois são “pessoas que estão há bastante tempo participando desta e de outras gestões e conhecem bem o trabalho que terão de desempenhar”. Foram aprovados, por aclamação na reunião do Conselho na manhã de hoje ( 27/04), o diretor tesoureiro, José Maria Dias Neto, e o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza de Salles Freire. “Eles demonstraram capacidade profissional e lealdade com a OAB SP, o que foi reconhecido pelos conselheiros secionais”, ressalta Ivette Senise, que agradeceu aos integrantes do Conselho por referendar as indicações. Para ela, “houve comprometimento para que os trabalhos da Ordem não se interrompam, o que é também o desejo do presidente Marcos da Costa”.

O conselheiro secional José Maria Dias Neto assume a tesouraria da OAB SP, sucedendo a Carlos Roberto Fornes Mateucci. Aos 64 anos, Dias Neto volta a desempenhar a mesma função, tendo sido o diretor tesoureiro no triênio 2010/2012, época em que também atuava como presidente da 2ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina, experiência que o levou a presidência do TED, no período seguinte (2013/2015). A trajetória de José Maria Dias Neto na OAB SP começou em 1989, quando foi eleito presidente da Subseção de São Roque, unidade que voltou a presidir em 1993. Em 1998, foi eleito conselheiro secional pela primeira vez, alcançando a Comissão Especial de Ensino Jurídico no mesmo ano. Entre os cargos de diretoria da OAB SP, além de tesoureiro, ainda soma a posição de secretário geral adjunto (2007/2009).

“O presidente do TED e o diretor tesoureiro sempre têm um contato constante, isto acontece porque os processos disciplinares por inadimplência são julgados no Tribunal, com informações da tesouraria”, explica Dias Neto ao lembrar da relação com Carlos Roberto Fornes Mateucci, nos últimos cinco anos. Os dois se alternaram nos respectivos cargos, com Mateucci ocupando a presidência do TED na época em que Dias Neto era tesoureiro, o que se inverteu na gestão atual. “O que me dá segurança para assumir a tesouraria até o fim do ano, além de já conhecer a função, é o trabalho realizado por Mateucci, que ampliou a informatização dos procedimentos da tesouraria”, concluiu.

Mudanças na diretoria da Secional paulista da Ordem 2
Fernando Calza de Salles Freire é o novo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina

Ocupando o lugar de José Maria Dias Neto, Fernando Calza de Salles Freire é o novo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, chegando ao posto mais alto após anos de atuação no organismo da OAB SP, boa parte como presidente da III Turma do TED. “Chego a um cargo que foi exercido por grandes advogados, como Braz Martins Neto, Fábio Romeu Canton Filho, José Maria Dias Neto e o próprio Mateucci. Penso que o presidente do Tribunal é novo, mudamos o nome, mas a filosofia será mantida, ou seja, o TED continuará a julgar em favor dos bons advogados, o trabalho e o comprometimento continuam os mesmos”, explicou Freire.