Novos espaços são inaugurados na Subseção de Penápolis


11/05/2015

Novos espaços são inaugurados na Subseção de Penápolis
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP (primeiro, à esquerda), em visita à Subseção de Penápolis

Com três novas salas de atendimento e maior espaço no seu auditório, a Subseção de Penápolis passou a oferecer mais conforto aos seus frequentadores. A ampliação da Casa da Advocacia dobrou a capacidade: agora são seis os locais para atendimento ao público (Convênio de Assistência Judiciária) e o espaço para palestras e cursos passa a abrigar mais de 120 pessoas. Após um mês de obras, o prédio ainda recebeu uma nova secretaria e baias de estudo para os advogados. A obra demandou apenas trabalho de engenharia e construção, sem a necessidade de aquisição de nova área, aproveitando área ociosa da lateral do terreno.

Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, ressaltou que a conquista foi possível diante do esforço das diretorias secional e local, que encontraram uma maneira de viabilizar o projeto seguindo o conceito de responsabilidade com as contas da entidade, “fazendo mais com menos e levando adiante a filosofia defendida pelo presidente Marcos da Costa, de buscar o melhor uso possível do dinheiro do advogado, sem comprometer a qualidade dos serviços a ele prestados e sem onerar o preço da anuidade”.

A Subseção de Penápolis atingiu uma média de 40 atendimentos diários para Assistência Judiciária e já enfrentava um gargalo com as três salas funcionando das 8h30 às 11h30. “Com as seis salas, o atendimento atual será dobrado e mais qualificado, porque, em maio número, os advogados terão mais tempo para ouvir cada pessoa que nos procura”, explicou José Luiz do Valle, presidente da Subseção.

O vice-prefeito da cidade de Penápolis, Ricardo Rodrigues de Castilho, que foi presidente da Subseção por três gestões (1990 a 1997), lembrou da época em que lutou pela construção desta Casa da Advocacia. Ele não poupou ânimo ao contar que duas décadas atrás havia pessoas dizendo que o projeto proposto era muito grande para a quantidade de advogados inscritos na Subseção. “A obra não pode ser pensada para o presente, para o hoje, mas sim para o futuro e foi isso que fiz naquela época, tanto que chegou o tempo em que a ampliação se tornou necessária e, agora, temos esta Casa crescendo”, afirmou.

Além dos advogados e dirigentes de Ordem citados, a mesa diretora também foi composta por Adriano Rodrigo Ponce de Oliveira, juiz diretor do Fórum de Penápolis; Fernando César Burghetti, promotor de justiça da 2ª Vara de Penápolis; e Jovair Marcos Gruppo, delegado do 1º Distrito Policial de Penápolis.

Após esta inauguração, o secretário-geral, Caio Augusto Silva dos Santos, acompanhado do presidente da Subseção de Bauru, Alessandro Biem Cunha Carvalho, seguiu para visita oficial à Subseção de Promissão, onde foi recebido pela presidente local, Ana Paula Ribas Capano, além dos demais integrantes da diretoria: Allisson Henrique Guarizo (vice-presidente) e Maria José Olimpio da Silva (tesoureira).