OAB SP realiza palestra sobre compliance na Nova Sede


05/05/2015

Com o objetivo de tratar das regras que as empresas devem adotar para que se evite a incidência de lavagem de dinheiro e corrupção, a nova Sede da OAB SP recebe na quinta-feira (07/05), às 18h, a palestra “Compliance e as perspectivas profissionais da advocacia criminal”.

Renato de Mello Jorge Silveira, advogado, professor titular em Direito Penal e vice-diretor da Faculdade de Direito da USP, será um dos palestrantes. Ele afirma que a exibição será focada nos novos campos de trabalho do advogado com a lei anticorrupção e lavagem de dinheiro, já que o causídico passa a poder atuar também em termos preventivos. “Parece cada vez mais importante que o advogado criminal não venha a desempenhar um papel apenas reativo, mas que ele também passe a desempenhar um papel preventivo, uma vez que a política anticorrupcional brasileira passa, a partir de 2015, a trabalhar em um âmbito prévio à ocorrência de litígio”, considera.

Também participa da exposição Leandro Sarcedo, advogado, doutor e mestre em Direito Penal pela USP e vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP. Para ele, o que preocupa é o eventual conflito que possa existir quando o advogado acumula as funções de compliance e de defesa dos interesses da empresa. “No Brasil, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Como harmonizar a defesa jurídica, propriamente dita, com o dever de colaboração com as autoridades previsto nos manuais de ética e conduta das empresas? Esse é o foco do que pretendemos debater com os colegas”, completa.

As inscrições devem ser feitas no atendimento ou no link: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=16471. É preciso doar uma lata ou pacote de leite integral em pó.

Serviço
Evento: “Compliance e as perspectivas profissionais da advocacia criminal”
Data: 07/05 - 18h
Local: Nova Sede da OAB SP - Rua Maria Paula, 35 - 3º andar
Para participar basta doar uma lata ou pacote de leite integral em pó