Diretores da OAB SP e da CAASP visitam Subseções do noroeste paulista


16/06/2015

Diretores da OAB SP e da CAASP visitam Subseções do noroeste paulista - Votuporanga
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, durante evento na Subseção de Votuporanga

Conquistas e demandas foram debatidas em Votuporanga, Fernandópolis e Jales durante viagem da diretoria da OAB SP e da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) por cidades do noroeste paulista.

A 66ª Subseção de Votuporanga, que conta com 688 inscritos, foi o primeiro destino da sexta-feira (12/06). Durante a conversa com a diretoria e os advogados presentes, o presidente da Subseção, Carlos Roberto de Biazi, salientou os avanços dos últimos anos como a instalação da livraria da CAASP e do consultório odontológico que têm atendido os advogados da região.

Diretores da OAB SP e da CAASP visitam Subseções do noroeste paulista - Fernandópolis
O presidente sa Subseção de Fernandópolis, Marco Aurélio Del Grossi, expôs problemas relacionados à defesa das prerrogativas da profissão enfrentadas pelos advogados da região

A próxima parada da comitiva da Secional paulista da Ordem foi na 45ª Subseção de Fernandópolis, onde o presidente Marco Aurélio Del Grossi contou aos dirigentes as dificuldades que os advogados locais têm enfrentado em relação às prerrogativas profissionais. “Estamos com dois problemas, que já estão com a Comissão de Direitos e Prerrogativas, mas nós queríamos que tivessem atenção especial. Um deles diz respeito a um provimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Os colegas da região estavam acostumados a ligar no fórum que passava as ligações para o cartório, mas isso não tem mais acontecido. Outra dificuldade é que o advogado que não tem procuração nos autos, não consegue fazer carga rápida do processo, sem a procuração”, descreveu Del Grossi que teve a garantia de que as reclamações terão breve resposta.

Diretores da OAB SP e da CAASP visitam Subseções do noroeste paulista - Jales
Em Jales, o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, lembrou que a gestão resposável das finanças da entidade permitiu que melhorias nas Subseções fossem realizadas, mesmo com a diminuição em 5% da anuidade

Na 63ª Subseção de Jales, a direção da OAB SP e da CAASP foi recebida pelo presidente Aislan de Queiroga Trigo que pleiteou junto com outros colegas da região a pintura da Casa da Advocacia, uma vez que havia dinheiro no caixa para tal. A execução do procedimento foi prontamente autorizada pelo secretário-geral da OAB SP.

Em relação às demais demandas das Subseções, o secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, disse que vai analisar os pedidos e comentou que todos os pleitos quando são iniciados, partem da premissa do deferimento. "A execução talvez nós devamos trabalhar o contexto para fazê-la em um momento mais a frente, por causa da responsabilidade orçamentária que temos que impor", ponderou. "Hoje, a Secional paulista da Ordem e a CAASP ostentam uma condição financeira que é de orgulho para todos nós. Não somos devedores de ninguém. Do ponto de vista financeiro a nossa instituição é forte, mas isso por causa dos passos seguros que temos que dar", considerou Silva dos Santos.

Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP, completou o posicionamento do secretário-geral. Ele lembrou que essa preocupação resultou na queda do valor pago pelos advogados na anuidade. “Organizando e programando a gestão, foi possível diminuir 5% da anuidade entre 2014 e 2015, o que na prática significa, em termos reais, uma economia de 12,5%, já que a inflação ficou em torno dos 7,5% no ano”, concluiu.

Também compareceram às Subseções: Arnor Gomes da Silva Junior, vice-presidente da CAASP; Roseni Mathias, tesoureira da 41ª Subseção de Catanduva; Aline Silva Fávero, presidente da 180ª Subseção de Bariri, além dos conselheiros Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, Henri Dias, Douglas José Gianoti, João Carlos Rizzoli e Mairton Lourenço Candido.