Subseção de Barueri inaugura novas instalações


28/08/2015

 Subseção de Barueri inaugura instalações nesta quinta
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, esteve presente na inauguração da nova sede da Subseção de Barueri

A Subseção de Barueri abriu as portas de sua nova casa na noite desta quinta-feira (27/8). A cerimônia de inauguração contou com a presença de advogados e autoridades, que relembraram conquistas da classe na ocasião. Entre elas, o avanço em infraestrutura, com a ampliação de espaços e a construção de casas para a advocacia, movimento que tem ocorrido por todo o estado ao longo de três anos.

A renovação que permite, aos poucos, abandonar o aluguel. “Gostaria de fazer um agradecimento especial à diretoria e aos funcionários da Subseção por nos ajudarem a preparar a casa para receber a todos nesta noite. É um passo importante para Barueri”, disse José Almir, que preside a Subseção, onde há cerca de dois mil inscritos. “É uma nova era para a comarca de Barueri. Um novo ciclo que se inicia, com advogados muito competentes e profissionais de excelência para contribuir com a Justiça”, disse a deputada federal Bruna Furlan.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, lembrou conquistas além dos avanços em infraestrutura, como a redução da anuidade - que ocorreu mesmo em cenário econômico inflacionado -, e vitórias obtidas na aprovação de projetos importantes no Legislativo. Entre eles, o que criminaliza a violação das prerrogativas profissionais e aquele que prevê a obrigatoriedade da presença do advogado em inquéritos policiais. Ambos passaram pela Câmara dos Deputados e serão debatidos agora pelos senadores.

Subseção de Barueri inaugura instalações nesta quinta 2
José Almir, presidente da Subseção de Barueri, cumprimenta Marcos da Costa

“Não nos faltam lutas. Uma delas é o ataque a um dos institutos mais importantes que é o nosso Exame de Ordem, que não é uma invenção brasileira. O exame ocorre em todos os países democráticos que valorizam sua Justiça”, disse Costa. E complementou: “esse ataque só não foi bem sucedido porque temos companheiros de trincheiras da advocacia e da cidadania no Legislativo”. O presidente da OAB SP referiu-se, ainda, a mais uma batalha que considera importante por onerar o cidadão brasileiro que precisa recorrer à Justiça paulista. Trata-se da elevação de custas processuais na fase de apelação ou recurso adesivo, aprovado recentemente pelo governo do estado.

Subseção de Barueri inaugura instalações nesta quinta 3
Novo prédio da Subseção de Barueri


Também compuseram a mesa, o advogado Fabio Canton, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), além de outros membros da diretoria da Caixa; Laerte Soares, conselheiro secional e ex-presidente da Subseção de Barueri; José Maria Dias Neto, tesoureiro da Secional; Sebastião Carlos do Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Barueri; José Ruffolo, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Lideranças da OAB SP, além de vereadores e juízes, também prestigiaram a inauguração. Entre eles, o presidente da Subseção de Cotia, Carlos Alberto Prestes Miramontes, e o juiz Mario Sérgio Leite, assessor do Tribunal de Justiça de São Paulo.