Advocacia de Bauru e região tem Casa ampliada e ganha Regional de Prerrogativas e sede do TED


14/09/2015

Advocacia de Bauru e região tem Casa ampliada e ganha Regional de Prerrogativas e sede do TED
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, representou o presidente Marcos da Costa, na inauguração das novas instalações e ampliação da Casa da Advocacia e Cidadania de Bauru

O dia chuvoso que tomou conta de Bauru na noite do dia 10 de setembro não foi fator impeditivo para que a advocacia e autoridades da cidade comparecessem em peso para a inauguração de novas instalações e ampliação da Casa da Advocacia e Cidadania da Subseção local. A quinta-feira foi marcada por muita festa. Seguindo a tendência de ampliar os benefícios aos advogados, uma das marcas da atual gestão, os 4 mil inscritos na Subseção ganharam espaços revitalizados, com mobiliário novo e passaram a contar com o Conselho Regional de Prerrogativas da 7ª Região, que atenderá, entre outras cidades, Botucatu, Lençóis Paulista, Agudos, Pirajuí, Cerqueira César, Avaré, Pederneiras, Barra Bonita, Dois Córregos, além dos bauruenses. O mesmo acontece com o Tribunal de Ética e Disciplina da 10ª Turma também instalado no local.

Emocionado, o secretário-geral Caio Augusto Silva dos Santos, que representou o presidente Marcos da Costa na cerimônia, agradeceu o empenho do presidente da Subseção, Alessandro Biem, e de todos os advogados da região para tornar possível as realizações feitas na OAB Bauru. "Quero deixar registrado que todos os colegas que nos ajudaram a chegar até aqui merecem especial reconhecimento. Mas quero fazer algumas referências pessoais. Primeiro ao presidente Marcos da Costa, que aqui não pôde estar, apesar de muito querer, por ainda se recuperar do acidente que todos têm conhecimento, e ao presidente Alessandro, grande batalhador da advocacia, e aos diretores que fazem essas conquistas se tornarem realidade", disse.

Caio Augusto presidiu a Subseção Bauru por dois mandatos (2007 a 2012) e se disse extremamente contente por ter sido sucedido por Alessandro: "Mais do que um colega de profissão, Alessandro é um amigo da advocacia e batalhou para que aqui estivéssemos compartilhando esses benefícios que não são apenas da advocacia, mas de toda a população bauruense". Ele acentuou o fato de o prédio estar totalmente revitalizado, maior e com novos espaços. Além disso, conta com mobiliário totalmente adequado à acessibilidade, com elevadores para o piso superior, salas amplas e outros facilitadores para cadeirantes. "Aqui, podemos receber não apenas os 4 mil advogados inscritos, mas a população que precisa de acesso à Justiça. Por isso, é um momento para comemorarmos muito, uma vez que ganhamos hoje não apenas um prédio, mas uma nova história da advocacia local", acrescentou Caio que teve na mesma noite o quadro entronizado na Galeria de Presidentes.

Advocacia de Bauru e região tem Casa ampliada e ganha Regional de Prerrogativas e sede do TED 3
A inauguração das novas instalações da Subseção de Bauru contou com a presença maciça da advocacia local

Caio lembrou ainda da importância das 59 Comissões temáticas da Subseção, que, por intermédio de seus presidentes, muito se empenham para o bem servir da advocacia. "Quando saí da presidência dessa Casa para me unir à diretoria de Marcos da Costa, não imaginei que seria possível ampliar ainda mais os benefícios para a população bauruense, mas o presidente Alessandro conseguiu estender esses serviços", acrescentou, lembrando ainda que a Secional paulista da Ordem promove nos dias 14 e 15 de setembro, na sede da rua Maria Paula, o seminário "Saídas para a crise": "Será mais uma contribuição da advocacia para a sociedade".

Por sua vez, o presidente Alessandro Biem lembrou de todos os esforços empreendidos para a reinauguração da Casa. "Essa ampliação traz grandes ganhos para a advocacia. Temos de lembrar que essa reforma, num momento de crise econômica que vivemos, foi possível graças ao empenho pessoal de Marcos da Costa que conseguiu, no âmbito de sua gestão não apenas ampliar a Casa de Bauru, mas de 139 outras Subseções, o que demonstra a brilhante gestão que tem sido feita pela Secional", discursou.

Coube ao conselheiro e presidente da Regional de Prerrogativas, Edson Roberto Reis, descrever o caminho percorrido para as novas instalações. Presidente da Subseção de 2004 a 2006, ele explicou que o presidente Marcos da Costa determinou que as regiões tivessem um departamento de Defesa das Prerrogativas forte para acompanhar de perto e defender com mais precisão os advogados ofendidos durante o exercício profissional. "Temos, em nossa cidade, tudo que é relativo à OAB concentrado em lugar só, o que facilita o atendimento à advocacia", destacou. "Batalhávamos pela advocacia bauruense, mas não tínhamos um local adequado para isso e o presidente Alessandro Biem, com todo esforço empreendido pela Secional paulista, tornou isso possível."

Advocacia de Bauru e região tem Casa ampliada e ganha Regional de Prerrogativas e sede do TED 2
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, e Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP, no momento do descerramento da placa inaugural das novas intalações da Casa da Advocacia em Bauru

Aílton José Gimenez, presidente da 10ª Turma de Ética e Disciplina, enfatizou a importância de Bauru ter uma sede do TED. "Confesso a vocês estar contente em ver essa Casa totalmente renovada. E ainda mais com a instalação desse Tribunal de Ética, que não serve para punir advogados que exerceram mal a profissão, mas para defender a boa administração dessa profissão que serve toda a sociedade", acentuou. "Quero fazer um agradecimento especial ao presidente Marcos da Costa, que tem a advocacia no sangue e muito fez por Bauru ao lado do querido Caio Augusto Santos", acrescentou.

Já o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Fábio Romeu Canton Filho, enumerou os benefícios trazidos para a advocacia pela atual gestão. "Hoje é um dia que a Subseção de Bauru entrega suas novas instalações, o que nos traz muito orgulho. Nossa missão, como dirigentes de Ordem, é fazer sempre mais e o melhor para os advogados e posso garantir que essa é uma das mais bem estruturadas casas da advocacia", afirmou.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, que teve ainda a ampliação da área de lazer e contou com a apresentação da Banda Regimental de Música do CPI-4, os presidentes das Subseções de Bariri, Aline Fávero, de Pederneiras, Maurício Possebon Neto, entre diretores da OAB local e da região. Pela Secional paulista da Ordem compareceram, além de Caio Augusto Santos, o diretor tesoureiro, José Maria Dias Neto, o presidente da primeira Turma do TED, Fernando Calzas, e demais conselheiros. A CAASP foi representada por Fábio Canton (presidente), Arnor Gomes da Silva (vice-presidente), Célio Bitencourt (tesoureiro) e a diretora Gisele Fleury. O prefeito de Bauru, Rodrigo Mendonça, também compareceu, bem como a diretora do Fórum local, Ana Carla Criscione, e outras autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo.