Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / 10 / Lançamento de livro sobre uso da tecnologia no terceiro setor vai marcar seminário da OAB SP

Notícias

Lançamento de livro sobre uso da tecnologia no terceiro setor vai marcar seminário da OAB SP


26/10/2015

O auditório do prédio da OAB SP na Praça da Sé recebe na terça-feira (27/10), às 09h30, o Seminário do Terceiro Setor promovido pela Comissão de Direito do Terceiro Setor, o Departamento de Cultura e Eventos e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br.

Os painéis vão discutir a importância do uso da tecnologia no terceiro setor, a edição da Lei 13.019 de 2014, suspensa em razão da Medida Provisória 684 de 2015, que é fruto da ação da OAB SP com a Rede Brasileira do Terceiro Setor (Rebrates), Federação e Associação Comercial de São Paulo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon SP). Além disso, o evento vai contar com o lançamento de um livro, um exemplo prático da atuação de uma associação em prol da reinserção dos presidiários e um resumo de como é a participação dos advogados nos conselhos de políticas públicas.

Para a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, Lúcia Bludeni, o segmento cresceu e crescerá muito e o advogado é peça fundamental para as boas parcerias e, principalmente, para a almejada segurança jurídica dessas relações. “É ele quem atua em conjunto com os administradores da organização para uma segura e eficiente gestão”, considera.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17566.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

Abertura
Marcos da Costa
Presidente da OAB SP

1º painel - O terceiro setor na era digital
Lançamento do livro: “TIC Organizações sem fins lucrativos 2014” – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas organizações sem fins lucrativos brasileiras.

Expositores
Alexandre Barbosa
Doutor em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); mestre em administração de empresas pela University of Bradford e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); engenheiro eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); atua como o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade Da Informação (Cetic.br).

Carlos Alberto Afonso
Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); mestre em Economia pela York University do Canadá, onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político; foi diretor de Tecnologia e Planejamento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS); consultor do Instituto Nupef; membro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) representando o terceiro setor.

Marcelo Estraviz
Presidente do Instituto Doar, fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
A tecnologia da informação e o terceiro setor

Expositor
Dr. Cláudio Ramos
Advogado; economista; contabilista; consultor; instrutor do Marco Legal do Instituto Gestão para Organizações da Sociedade Civil (GESC); pós-graduado em Direito e Tecnologia da Informação e coordenador de Tecnologia da Informação da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP.

Intervalo - das 12h30 às 14h00

2º painel - Lei nº 13.019/14

A Lei nº 13.019/14 e sua abrangência

Expositora
Dra. Lúcia Bludeni
Advogada; especialista em Gestão e Legislação de Organizações do Terceiro Setor; conselheira secional e presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP; conselheira do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo.

A lei 13.151 - Remuneração de dirigentes

Expositora
Dra. Carla Regina Baptista de Oliveira
Advogada; especialista em Gestão e Legislação de Organizações do Terceiro Setor e membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor OAB SP.
3º painel – Direitos Humanos e Terceiro Setor
O exemplo das Apacs na gestão da execução penal

Expositor
Dr. Marcos Ferreira
Advogado criminalista; membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP e especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo (Acadepol)
A atuação dos advogados nos conselhos de políticas públicas

Expositora
Dra. Maria Alice Ramos de Carvalho
Advogada; membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP e conselheira no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS/SP).


Serviço
Evento: “Seminário do Terceiro Setor”
Data: 27/10 - 09h30
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar