Lançamento de livro sobre uso da tecnologia no terceiro setor vai marcar seminário da OAB SP


26/10/2015

O auditório do prédio da OAB SP na Praça da Sé recebe na terça-feira (27/10), às 09h30, o Seminário do Terceiro Setor promovido pela Comissão de Direito do Terceiro Setor, o Departamento de Cultura e Eventos e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br.

Os painéis vão discutir a importância do uso da tecnologia no terceiro setor, a edição da Lei 13.019 de 2014, suspensa em razão da Medida Provisória 684 de 2015, que é fruto da ação da OAB SP com a Rede Brasileira do Terceiro Setor (Rebrates), Federação e Associação Comercial de São Paulo, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon SP). Além disso, o evento vai contar com o lançamento de um livro, um exemplo prático da atuação de uma associação em prol da reinserção dos presidiários e um resumo de como é a participação dos advogados nos conselhos de políticas públicas.

Para a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor, Lúcia Bludeni, o segmento cresceu e crescerá muito e o advogado é peça fundamental para as boas parcerias e, principalmente, para a almejada segurança jurídica dessas relações. “É ele quem atua em conjunto com os administradores da organização para uma segura e eficiente gestão”, considera.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17566.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

Abertura
Marcos da Costa
Presidente da OAB SP

1º painel - O terceiro setor na era digital
Lançamento do livro: “TIC Organizações sem fins lucrativos 2014” – Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas organizações sem fins lucrativos brasileiras.

Expositores
Alexandre Barbosa
Doutor em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); mestre em administração de empresas pela University of Bradford e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); engenheiro eletricista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); atua como o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade Da Informação (Cetic.br).

Carlos Alberto Afonso
Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); mestre em Economia pela York University do Canadá, onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político; foi diretor de Tecnologia e Planejamento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS); consultor do Instituto Nupef; membro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) representando o terceiro setor.

Marcelo Estraviz
Presidente do Instituto Doar, fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
A tecnologia da informação e o terceiro setor

Expositor
Dr. Cláudio Ramos
Advogado; economista; contabilista; consultor; instrutor do Marco Legal do Instituto Gestão para Organizações da Sociedade Civil (GESC); pós-graduado em Direito e Tecnologia da Informação e coordenador de Tecnologia da Informação da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP.

Intervalo - das 12h30 às 14h00

2º painel - Lei nº 13.019/14

A Lei nº 13.019/14 e sua abrangência

Expositora
Dra. Lúcia Bludeni
Advogada; especialista em Gestão e Legislação de Organizações do Terceiro Setor; conselheira secional e presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP; conselheira do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo.

A lei 13.151 - Remuneração de dirigentes

Expositora
Dra. Carla Regina Baptista de Oliveira
Advogada; especialista em Gestão e Legislação de Organizações do Terceiro Setor e membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor OAB SP.
3º painel – Direitos Humanos e Terceiro Setor
O exemplo das Apacs na gestão da execução penal

Expositor
Dr. Marcos Ferreira
Advogado criminalista; membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP e especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo (Acadepol)
A atuação dos advogados nos conselhos de políticas públicas

Expositora
Dra. Maria Alice Ramos de Carvalho
Advogada; membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP e conselheira no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS/SP).


Serviço
Evento: “Seminário do Terceiro Setor”
Data: 27/10 - 09h30
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar