Concorrência e propriedade no mundo da moda são temas de palestras


09/12/2015

A propriedade intelectual e a concorrência desleal na moda serão tratadas por uma série de palestras e debates promovidos pela tutoria de Fashion Law - ou Direito da Moda em português - da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos, na quinta-feira (10/12), às 19h00, no auditório do prédio da Praça da Sé.

O objetivo é possibilitar aos advogados, estudantes e público em geral a divulgação da nova área mercadológica do Fashion Law, bem como o conhecimento das inúmeras possibilidades de atuação do advogado dentro desse segmento. Um exemplo é a área de propriedade intelectual, voltada especificamente à indústria da moda. Também serão abordadas algumas das problemáticas comuns desse mercado, com discussão acerca da concorrência desleal e parasitária.

De acordo com Thays Leite Toschi, membro efetiva das Comissões do Jovem Advogado e da Mulher Advogada da OAB SP, as apresentações e debates contarão com a participação de especialistas em Direito da Moda e propriedade intelectual, além de uma executiva da área de moda, produto e marketing.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17735.

Confira, a seguir, a programação completa:

Presidente de Mesa
Dr. Everton Simon Zadikian
Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP.

Expositoras
Dra. Deborah Portilho
Advogada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e com MBA em Marketing pelo Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (IBMEC/RJ); professora do LL.M. Direito Corporativo do IBMEC/RJ; professora convidada da Escola Superior de Advocacia (ESA OAB SP) e da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV RJ); idealizadora, organizadora e coordenadora dos primeiros cursos em Fashion Law do Rio de Janeiro e de São Paulo; membro do Conselho Consultivo e de Ética da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), da Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria (CPIP) da OAB RJ, da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e associada benemérita do Instituto Brasileiro de Negócios e Direito da Moda.

Tatiana Mancini
Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e especialista em Gerenciamento de Moda (produto) pela Fashion Institute of Technology (FIT), de Nova Iorque, Estados Unidos. Em 1995, foi escolhida entre os cinco novos talentos da Faculdade de Moda e foi a vencedora do 1º Prêmio Corduroy em Melhor Estilo Masculino Fashion (inovação); executiva de moda, produto e marketing, com 20 anos de experiência na industria têxtil e vivência consolidada nos segmentos de vestuário e acessório, inclusive em multinacionais esportivas.

Debatedores
Dra. Thays Leite Toschi
Advogada; graduada e pós-graduada em Direito Empresarial pelo Mackenzie e em Direito Público pela ESA SP; extensão em Fashion Law pelo IBMEC RJ e em Propriedade Intelectual pela World Intellectual Property Organization (WIPO); pesquisadora e estudiosa de Fashion Law, Fashion Business e mercado de consumo de luxo; palestrante; professora convidada da ESA SP, do IBMEC RJ e do Senac SP; relatora da 5ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina, membro efetiva das Comissões do Jovem Advogado, onde é Tutora de Fashion Law e Coordenadora da Jovem Advogada e da Mulher Advogada da OAB SP, e coautora do livro "Aspectos Disciplinares de Ética no Exercício da Advocacia".

Dr. Álvaro Loureiro
Advogado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mais de 20 anos de experiência no campo da Propriedade Intelectual; árbitro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para questões de nomes de domínio; representa indústrias francesas e italianas nos setores da moda, acessórios, perfumaria, entre outros; coordenador da Comissão de PI da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro; vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) e membro de outras importantes associações nacionais e internacionais de defesa dos direitos da Propriedade Intelectual, como: Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Association Internatinale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle (AIPPI), Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI), LES-Brasil, ICANN At Large e Association des Praticiens en droit des Marques et des Modèles (APRAM).

Serviço
Evento: “Propriedade intelectual na moda - Concorrência desleal e parasitária”
Data: 10/12 - 19h00
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar