Inscrições de novas advogadas marcam outorgas de carteira da OAB na gestão


18/12/2015

Inscrições de novas advogadas marcam outorgas de carteira da OAB na gestão  1
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, parabenizou as novas advogadas, que representavam a maioria nas solenidades de entrega de carteira na última quinta

O último dia de entrega de carteiras aos recém-inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil nesta gestão foi marcado pela forte presença feminina. O número de mulheres superou o de homens nas cerimônias realizadas nesta quinta-feira (17/12). No total, foram entregues 171 carteiras, sendo 86 para novas advogadas. 

Presente na primeira solenidade do dia, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, ressaltou a importância da celebração para a classe. “A presença do presidente da Ordem é simbólica, uma demonstração da alegria que esta casa, com seus mais de 300 mil advogados, só em São Paulo, tem em recebê-los. Hoje temos a certeza de que a Ordem está mais fortalecida do que estava ontem”, considerou Costa, que parabenizou os novos colegas pela conquista.

O presidente da Secional se dirigiu ainda às novas advogadas que, dentre os 61 recém-inscritos que participavam da solenidade das 10h00, eram 36. “A mulher tem uma condição especialíssima. Mesmo em ambientes em que ela se apresenta em número quantitativo menor, a qualidade dela é tão grande que consegue superar a diferença quantitativa pela qualidade. Com raras exceções, a maior parte das cerimônias de entrega de carteiras realizadas nesta gestão foi marcada pelo maior número de mulheres entre os novos inscritos. Isso nos dá absoluta tranquilidade em relação ao futuro da nossa instituição”, completou.

Inscrições de novas advogadas marcam outorgas de carteira da OAB na gestão 4
Gustavo Neves Forte, assessor da Comissão de Seleção e Inscrição, destacou a importância da ética e da dedicação constante ao estudo do Direito para a construção de uma carreira bem-sucedida no Direito

O diretor adjunto de Direitos Humanos, Martim de Almeida Sampaio, representou o presidente da OAB SP nas outras duas cerimônias do período da tarde. Sampaio ressaltou em seu discurso que a sociedade brasileira tem um imenso deficit social de direitos que se reflete no aumento do número de advogados no país nos últimos anos. “As pessoas se tornam advogadas para lutar pela Justiça. Quando os senhores lutarem numa ação trabalhista ou por um habeas corpus, estarão aperfeiçoando o Judiciário, a democracia nesse país”, considerou o diretor que lembrou aos novos colegas que o Direito está em constante transformação, por isso, não é aconselhável abandonar os estudos. “Um exemplo disso é que hoje a OAB SP conta com 129 comissões que tratam, por exemplo, de Direito Aeronáutico, Eletrônico, Desportivo, das Telecomunicações, ou seja, um grande número de especialidades e um mercado imenso”, analisou.

Na mesma linha, Gustavo Neves Forte, assessor da Comissão de Seleção e Inscrição, reforçou que o momento era de comemoração e indicou o caminho para que todos sejam bons profissionais: “Baseados nos pilares da ética, do estudo, do respeito às prerrogativas e exercendo a profissão com alegria, insistência e liberdade, certamente serão advogados de muito sucesso”, finalizou.

Inscrições de novas advogadas marcam outorgas de carteira da OAB na gestão  3
Novos inscritos fazem o juramento antes de receberem a carteira

Compuseram as mesas diretoras das cerimônias: a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Kátia Boulos; o vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado, Leandro Nava; o assessor da Comissão de Seleção e Inscrição, Gustavo Neves Forte; a ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Maria Doralice Novaes; a conselheira Secional Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade; o conselheiro Secional Marco Antonio Arantes de Paiva, o coronel Edson Ferrarini; Aparecida Maria Prado e Ana Maria Lanatovitz, membros da Comissão da Mulher Advogada; Nehemias Domingos de Mello, professor de Direito Civil na Unip e na FMU; o desembargador Israel Góes dos Anjos; os advogados Sérgio Muniz de Souza, Claudia Sarmento Montel, Gabriela Leite Achcah e Janete Papazian.