OAB SP participa de evento que lança ‘Compromisso pelo Desenvolvimento’


17/12/2015

OAB SP participa de evento que lança ‘Compromisso pelo Desenvolvimento’
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, afirma que o movimento pode contar com o apoio da Ordem

Em meio à efervescência do país, a manhã do dia 2 de dezembro reuniu instituições da sociedade civil, de empresários e trabalhadores no lançamento do ‘Compromisso pelo Desenvolvimento’, no bairro da Liberdade na capital paulista. O movimento visa reunir propostas para a melhoria do cenário, visto que o momento é complexo: afeta empresas, empregos e a capacidade do Estado de conduzir da melhor forma as políticas para o desenvolvimento econômico.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, participou do encontro promovido pelas centrais sindicais CUT, CSB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT, além de diversos representantes de classe, entre eles, Abimaq (máquinas e equipamentos), Abit (têxtil e confecção), Anfavea (veículos automotores) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Vivemos um momento de crise moral, política e econômica. Mas o brasileiro tem demonstrado que é forte o suficiente para superar qualquer barreira”, disse. “É o que se vê na forma como a sociedade tem enfrentado esse momento de crise, constantemente buscando soluções, e como vem se manifestando sobre esse crime tão odioso que é a corrupção”. Costa tem dito com frequência que a Justiça é fundamental para o controle do problema no país e, historicamente, uma importante demanda do cidadão.

O advogado reforçou, ainda, que o movimento cujo objetivo é reunir propostas para a recuperação brasileira pode contar com o apoio da Ordem. A agenda propõe elencar sugestões para retomar investimentos nas esferas pública e privada; destravar o setor de construção, ao utilizar instrumentos institucionais adequados para garantir a segurança jurídica das empresas, com a manutenção da atividade produtiva e dos empregos; além de outras iniciativas de incentivo para a economia.

Além das instituições citadas, o movimento também é endossado por: Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (SINAENCO), Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), Federação de Serviços do Estado de São Paulo (FESESP), Associação Comercial de Minas Gerais, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Associação Comercial de São Paulo, Federação de Associações Comerciais de São Paulo, Clube de Engenharia e Instituto Ethos.