Sertãozinho homenageia Marcos da Costa com o título de Cidadão Sertanezino


07/12/2015

Sertãozinho homenageia Marcos da Costa com o título de Cidadão Sertanezino
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, é homenageado e recebe título de Cidadão Sertanzino

Luta intransigente em defesa dos advogados, preservação do Estado Democrático de Direito e humildade pautaram os discursos em homenagem ao presidente da OAB SP, Marcos da Costa, na noite do dia 4 de dezembro, durante a outorga do título de Cidadão Sertanezino, na Câmara Municipal local. Ao receber a maior honraria oferecida por uma cidade aos cidadãos, Costa enfatizou a importância de a Secional paulista da Ordem e a Subseção de Sertãozinho contribuirem para o desenvolvimento da cidade por meio da prestação jurisdicional. "Os advogados de Sertãozinho contam com todo o apoio de sua entidade para bem servir a população que busca por justiça, pois essa é a função de nossa entidade".

No plano nacional, o presidente da OAB SP tratou do pedido feito por São Paulo para o imediato afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara Federal. Abordou ainda a abertura de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, lembrando que todos os procedimentos devem correr dentro do amplo direito de defesa.

Aos advogados, principalmente os inscritos na Assistência Judiciária, avisou que a OAB SP, assim que soube do cancelamento dos pagamentos de honorários por parte da Defensoria Pública, agiu para que sejam retomados os repasses. "Tomamos todas as medidas cabíveis. Eu mesmo conversei com o governador Alckmin, para que o pagamento seja retomado e ele prometeu que irá atender aos direitos da advocacia", acentua. "Ao cortar o pagamento dos honorários recebidos por meio da Assistência Judiciária, não estão sendo prejudicados somente os 40 mil advogados inscritos no convênio, estão sendo lesados 1,4 milhão de pessoas que precisam de assistência jurisdicional", acentua.

Ao cardápio de ações promovidas pela entidade na semana de 11 a 14 de dezembro, o presidente incluiu ainda a polêmica na mudança de ciclo escolar, em Decreto do governo do Estado de São Paulo. "Após conversas, o governo estadual recuou e não vai mais levar adiante essa mudança". O decreto estadual determinava a reorganização das escolas, que passariam a ser divididas por ciclo e idade escolar. Com a medida, além de separar os alunos, iria promover transferências de estudantes e professores e ainda fechar unidades. "Atuamos para que isso não acontecesse", destacou.

O cidadão
Coube ao proponente do título de Cidadão Sertanezino, vereador Adenir José Soldera, ratificar os motivos pela escolha do presidente da OAB SP para receber a honraria. "O título de cidadão é outorgado a quem prestou inúmeros serviços a população dessa cidade e se fosse falar de todos, aqui prestados por sua pessoa para a cidade de Sertãozinho, por meio da OAB SP, teria uma lista enorme. Muito obrigado, em nome de todos", resumiu.

O presidente da Subseção de Sertãozinho, Joanilson Barbosa dos Santos, lembrou da simplicidade de Marcos da Costa no atendimento às Subseções do Estado. "O senhor merece todo o respeito da advocacia. Para nós, nunca foi negado um pedido, desde uma simples reforma até as mais amplas, para promover o bem atender ao advogado e ao jurisdicionado", afirmou. Ele acrescentou à sua fala, o projeto de pedido de uma área ao município para a construção da nova Casa da Advocacia. Também parabenizou Costa pela vitória nas urnas: "Esse resultado, com mais de 50% sobre o segundo colocado, demonstra o reconhecimento por sua humildade e pela dedicação aos advogados. Meus parabéns!".

Por sua vez, Marcos da Costa acentuou que, se houver a doação da área, por parte do Executivo, a OAB vai empreender todos os esforços para dar andamento à construção do novo imóvel. "Sertãozinho merece uma Casa adequada às suas demandas, com toda infraestrutura para a advocacia local e da região", avaliou. Tomado pela emoção e com os olhos marejados, Costa lembrou também do acidente de carro que o afastou por alguns meses da presidência, e vitimou o tesoureiro Carlos Mateucci.

Presenças marcadas
Entre as autoridades, a juíza Daniele Regina de Souza destacou o "notável conhecimento jurídico e simplicidade" de Marcos da Costa no trato com o Judiciário. "Tive o prazer de acompanhá-lo em solenidades e uma característica que me marca muito é essa forma amorosa com que o senhor trata os advogados. Além da justa atenção com a classe, tem um compromisso com a Justiça". Já o presidente da Câmara de vereadores da cidade, Sílvio Blancacco, elogiou o fato de ter "mais um ilustre Cidadão Sertanezino".

Caio Augusto Santos, secretário-geral da OAB SP, estava presente na cerimônia, bem como os conselheiros Secionais Carlos Roberto Faleiros Diniz, Alexandre Trancho e Ricardo Giuntini. Também compareceram, os presidentes das Subseções de Ribeirão Preto, Domingos Stocco; de Orlândia, Luiz Eugênio de Souza; de Monte Alto, Ana Lúcia Haddad Paulo, de Guariba, Leandro Rodriguez; de Bebedouro, Mário Ribeiro; de Batatais, Regina Darini Leal; de Barretos, Gerson Lima; de Altinópolis, Luiz Antônio de Figueiredo; além da diretoria e presidentes eleitos das Subseções da região e de autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.