OAB SP comemora 84 anos


22/01/2016

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo completa 84 anos nesta sexta-feira. A história da OAB SP começou na Rua São Bento, nº 19. Foi ali o local da primeira sede da entidade e realizada a primeira reunião da classe, em 22 de janeiro de 1932, quando Plínio Barreto foi eleito o primeiro presidente da Ordem.

“Já na sua criação a OAB SP demonstrou a vocação para a defesa da democracia, da Constituição e do Estado Democrático de Direito, modo de agir preservado ao longo dos anos”, pontua Marcos da Costa, presidente da OAB SP. Ele faz menção às ações dos primeiros dirigentes da entidade, que foram presos devido ao apoio à Revolução Constitucionalista de 1932, quando São Paulo rebelou-se contra o governo de Getúlio Vargas por, entre outros fatos, ter desrespeitado a Constituição de 1891.

Em mais de oito décadas de história, a defesa da advocacia também tem sido constante. Momento importante foi a atuação durante a Assembleia Constituinte de 1988, garantindo reconhecimento da importância do advogado na Carta Magna. Essa história continua sendo escrita, tendo como capítulo mais recente a aprovação de projeto de Lei Federal que garante a presença do advogado na fase de inquérito. “A ideia nasceu no Colégio de Presidentes, organizado pela OAB SP, e levamos o projeto de lei à Câmara, concretizando mais uma conquista importante de valorização da advocacia”, explica Marcos da Costa.

Se estes compromissos com a advocacia e a sociedade permanecem imutáveis, em outros aspectos houve muita mudança. A OAB SP cresceu estruturalmente para acompanhar a evolução quantitativa e qualitativa da advocacia paulista. A sede da entidade mudou duas vezes, chegando ao atual Edifício Plínio Barreto (Rua Maria Paula, 35 - Centro), em setembro de 2014. O número de Subseções foi evoluindo com o tempo e agora, atingida marca superior a 200 sedes, está em andamento um processo de melhoria destas instalações que atendem aos advogados e cidadãos de todo o Estado.

Da mesma maneira que há muito por fazer, a história de lutas já travadas e de conquistas alcançadas dá para a advocacia paulista motivos para comemorar mais um ano de existência da sua entidade de classe.

Viva a OAB SP!