Palestra na OAB SP vai apresentar técnicas de clareza e concisão para advogados


28/01/2016

Expressar-se de forma precisa e sintética é fundamental para os advogados, pois evita problemas na interpretação feita pelo magistrado e diminui as chances de perder a causa. Pensando nessa necessidade da classe, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Clareza e concisão: como expressar-se de maneira precisa e sintética” na sexta-feira (29/01), às 09h30, no prédio da Praça da Sé.

A apresentação será do professor Átila Almada, licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), consultor da Comissão do Acadêmico de Direito e da Comissão de Direitos Culturais e Economia Criativa da OAB SP, docente em colégios, cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos, pesquisador da memória histórica paulista e poeta.

De acordo com Almada, serão utilizados na palestra exemplos de textos para estudo de alguns casos que também vão tratar da concisão. “Há um movimento atual do sistema judiciário que visa à diminuição do número de páginas em cada processo, com informações mais concentradas em especificidades, sem pormenorizações desnecessárias. O tema será abordado a partir de noções conceituais, baseadas em estudos linguísticos, exemplos de textos que fogem às regras, posteriormente comparados àqueles que são claros e concisos”, descreve.

O professor adianta que uma técnica fundamental é a seleção das informações que comporão o processo. “O advogado deve prender-se aos itens que, especificamente, dizem respeito à causa defendida, isto é, evitar detalhes, tanto na parte descritiva do processo quanto na parte legal, que fujam ao escopo do que se deseja pleitear”, considera. “Na palestra, apresentarei outros mecanismos para que os profissionais do Direito aprimorem, ainda mais, suas técnicas de expressão oral e escrita”, finaliza Almada.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=17776.

Serviço
Evento: “Clareza e concisão: como expressar-se de maneira precisa e sintética”
Data: 29/01 - 09h30
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar