Conselho Penitenciário do Estado inaugura biblioteca em homenagem a Otávio Augusto Rossi Vieira


18/02/2016

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Canton, representou a presidência da Secional paulista da Ordem na inauguração da Biblioteca Otávio Augusto Rossi Vieira a convite do presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, Matheus Guimarães Cury. A cerimônia realizada nesta terça-feira (16/02) abriu o espaço que conta com 10 metros quadrados, um acervo de 1.011 livros, a maioria da área do Direito, além de móveis doados pela família de Rossi Vieira.

Conselho Penitenciário do Estado inaugura biblioteca em homenagem a Otávio Augusto Rossi Vieira
O nome da biblioteca é uma homenagem ao advogado Otávio Augusto Rossi Vieira, falecido em 2015

Fábio Canton destaca a merecida homenagem ao advogado criminalista falecido há um ano que foi vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas e conselheiro Secional por duas gestões. “Otávio Augusto Rossi Vieira foi sempre um grande colaborador da nossa entidade trabalhando a vida toda em prol da advocacia e dos menos favorecidos”, recordou.

O diretor-tesoureiro da OAB SP, Ricardo Toledo, também esteve na cerimônia e acrescenta que a biblioteca retrata com fidelidade a disposição do escritório do criminalista. “O que faz com que possamos manter viva e perene a memória do importante advogado paulista, defensor das liberdades públicas e das prerrogativas profissionais”, salientou Toledo.

A solenidade contou ainda com a presença do conselheiro Secional da Ordem e ex-presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo , Umberto Luiz Borges D’Urso, e da presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Adriana de Melo Nunes Martorelli. Para Umberto D’Urso, a biblioteca tanto deixa marcada na memória o legado do advogado quanto vai colaborar com a entidade. “A doação dos livros e móveis do brilhante colega supriu uma necessidade antiga do Conselho que precisava de um espaço como esse”, concluiu.

Medalha de Mérito
Por sua dedicação à classe, Otávio Augusto Rossi Vieira também recebeu homenagem póstuma da Secional paulista da Ordem. Em março de 2015, todo o Conselho da OAB SP lhe outorgou a Medalha de Mérito Raimundo Pascoal Barbosa de Defesa das Prerrogativas Profissionais dos Advogados na presença de seus familiares. Além disso, na mesma época, foi criado um curso de aprimoramento profissional de capacitação de prerrogativas que leva seu o nome.