Desembargadora Cecília Marcondes assume presidência do TRF-3


24/02/2016

Desembargadora Cecília Marcondes assume presidência do TRF-3
Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP, durante a posse da desembargadora Cecília Marcondes, que assume a presidência do TRF-3

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Canton, representou a entidade na posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) para o biênio 2016-2018. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (22/02) no plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A nova presidente da corte é a desembargadora Cecília Maria Piedra Marcondes, tendo como vice-presidente Mairan Gonçalves Maia Junior e, na Corregedoria Regional, a desembargadora Therezinha Astolphi Cazerta.

Na avaliação de Canton, a nova direção do TRF-3 deve dar continuidade à harmonia com a Secional paulista da OAB. “Nós tivemos com o desembargador Fábio Prieto uma sintonia muito boa nas questões institucionais. Esperamos que o mesmo aconteça com a desembargadora Cecília Marcondes”, declarou.

Emocionada, a nova presidente do TRF-3 ressaltou em seu discurso de posse que não poupará esforços para desempenhar a função e agradeceu a seu antecessor, o desembargador Fábio Prieto, além dos servidores e juízes auxiliares que trabalharam a seu lado na gestão anterior, quando era vice-presidente.

Cecília Marcondes disse ainda que o último biênio foi de muito trabalho e enumerou os resultados: “Iniciamos a gestão com 57 mil processos e acabamos na casa dos 13 mil, mesmo recebendo por volta de 4.500 processos mensalmente. São 76% de redução do acervo de processos aguardando decisão”, contabilizou.

Em relação aos desafios para o biênio, a desembargadora elencou não só a escassez de recursos, mas também a crise moral. “A máquina estatal em todos os poderes encontra entraves na morosidade, na burocracia e, muitas vezes, na falta de recursos. A estrutura e a moral estatais precisam ser recuperadas e essa mudança depende de nós. A virtude na vida pública é uma construção difícil e representa a espinha dorsal de uma nação”, concluiu.

Presidente do TRF-3
Nascida em São Paulo, a desembargadora federal Cecília Marcondes é formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado em Direito Tributário e doutorado em Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Chegou ao TRF-3 em 1998, oriunda do Ministério Público.