Marcos da Costa destaca a participação da mulher na posse da diretoria da Associação dos Advogados de Santos


01/03/2016

Marcos da Costa destaca a participação da mulher na posse da diretoria da Associação dos Advogados de Santos 1
Da esq. p/ dir.: Sérgio Luiz Ursini, presidente do conselho da Associação dos Advogados de Santos; Heloísa Helena de Sousa, presidente reeleita da Associação dos Advogados de Santos; e Marcos da Costa, presidente da OAB SP na cerimônia de posse

A posse da diretoria da Associação dos Advogados de Santos (AAS) para a gestão 2016/2017, na sexta-feira (26/02), foi pautada pelos desafios enfrentados pela advocacia na atual conjuntura de crise pela qual passa o País. Foram empossados a presidente da diretoria executiva, Heloísa Helena de Sousa Moreira Ramos, e o presidente do conselho administrativo, Sérgio Luiz Ursini, ambos reeleitos, e os demais diretores.

Durante a cerimônia, o presidente da Secional paulista da Ordem, Marcos da Costa, enfatizou a importância da associação para os advogados que atuam na cidade litorânea. “É importante observar que uma entidade como a Associação dos Advogados de Santos, em que não é obrigatória a inscrição, tenha um número expressivo de advogados”, enfatizou. “Quero ressaltar a alegria de retornar a essa cidade, símbolo da advocacia de nosso país, nessa data festiva por comemorarmos a posse da diretoria dessa importante associação”, acrescentou.

No plano nacional, Costa advertiu que a nação passa por um momento de crise estrutural e caberá a advocacia a sustentação dos direitos da sociedade, garantindo a ampla defesa da democracia e da cidadania. Aos advogados, acentuou a atuação das entidades representativas da classe, destacando o ato público promovido na sede da OAB SP, em 25/02, que reuniu diversas lideranças para a leitura de um manifesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que passou a admitir a prisão do réu condenado em segunda instância, desrespeitando o direito constitucional de ampla defesa. “Nós, advogados, temos a obrigação de defender o cidadão, principalmente em se tratando de um direito garantido na Constituição Brasileira”, enfatizou.

471_20160226_posse_associao_advogados_santos_foto_jlc-(20).jpg
Marcos da Costa conversa com advogadas durante cerimônia de posse da Associação dos Advogados de Santos

De acordo com o dirigente, o trabalho realizado pela Secional, pelas 234 Subseções do Estado e demais entidades é exemplo para a sociedade, mostrando o caminho para superar a crise dentro dos valores democráticos. Ele elogiou ainda o crescimento e a participação mais efetiva da mulher nas entidades. “Em todos os eventos, a presença feminina tem sido cada vez mais marcante”, disse.

Em seu discurso de posse, Heloísa Ramos agradeceu a diretoria que, desde a gestão anterior, tem atuado firme para atender aos anseios da advocacia local, ajudando fortalecer a associação. “É um trabalho diário, de dedicação em prol da advocacia, e temos o imenso prazer de realizar cada vez mais ações para o engrandecimento dos advogados de Santos”, afirmou. Heloísa destacou algumas conquistas para os inscritos na entidade, que completou 73 anos de fundação, como o convênio assinado com a Unimed Santos, e os eventos voltados para a comunidade jurídica.

O presidente Marcos da Costa foi acompanhado na cerimônia pelo secretário-geral da CAASP e ex-presidente da OAB Santos, Rodrigo Lyra. Também estiveram presentes, além da diretoria da AAS, o atual presidente da OAB Santos, Rodrigo Julião, e os presidentes de Subseção Alexandre de Araújo (São Vicente), Gonçalo Menezes Filho (Praia Grande) e André Mohamad Izzi (Cubatão). O evento contou ainda com os conselheiros secionais Rosemary Oggiano, Lucimar de Faro Melo, Sonia Catarino, Roberto de Souza Araújo, Dave Prada e Daniel Oliveira. Fábio Ferraz, secretário municipal de Gestão, representou Paulo Alexandre Barbosa, prefeito do município de Santos.