Subseções da OAB do litoral norte empossam seus dirigentes para o próximo triênio


23/03/2016

Subseções da OAB do litoral norte empossam seus dirigentes para o próximo triênio - São Sebastião
O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, participa da posse da diretoria de São Sebastião

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo prestigiou nos dias 17 e 18 de março as posses solenes das novas diretorias das Subseções das cidades de: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, o secretário-geral, Caio Augusto Silva dos Santos, e o conselheiro Secional e presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Silvio Luiz Moreira Salata, representaram o presidente Marcos da Costa nas solenidades.

União da advocacia
Na tarde ensolarada de quinta-feira (17/03), Roberto Lopes Salomão Magiolino assumiu a presidência da Subseção de São Sebastião e prontamente se colocou à disposição da diretoria da Secional: "A advocacia de São Sebastião estará ao lado da diretoria da OAB SP no que ela precisar", frisou o atual presidente que convocou todos os advogados da Comarca a trabalharem em conjunto com a nova gestão. "A partir de agora, a Ordem somos todos nós", finalizou Roberto Magiolino. O ex-presidente Cesar Arnaldo Zimmer, que se despedia do cargo naquela ocasião, assume agora presidência das prerrogativas da 2ª região. Ele aproveitou o ensejo e desejou boa sorte ao novo presidente agradecendo a advocacia sebastianense pelo apoio aos seus seis anos à frente da Subseção.

O vice-presidente da Secional paulista da Ordem dos Advogados, Fabio Romeu Canton Filho, representando Marcos da Costa, destacou os momentos festivos e a receptividade com que os novos gestores foram recebidos pelas Subseções, mas advertiu que está é apenas uma das etapas a serem cumpridas e que existe um longo caminho a ser percorrido. Canton não deixou de lembrar o difícil momento político que a nação brasileira tem passado e pediu a união e o empenho de todos os advogados para manter vivo o Estado Democrático de Direito. "Este é um importante momento para unirmos a advocacia, com um único ideal de Justiça, para mantermos firme a ordem e as garantias constitucionais no Brasil", finalizou.


Nova Subseção prioriza a mulher advogada

Subseções da OAB do litoral norte empossam seus dirigentes para o próximo triênio  Imprimir - Ilhabela
Primeiro à esquerda, Geralcílio José Pereira da Costa FilhoJose Pereira da Costa, presidente da Subseção de Ilhabela assiste ao discurso de Fabio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP

Em seguida, à noite no mesmo dia( 17/03), em clube à beira-mar, foi a vez da Subseção de Ilhabela empossar seu presidente. A nova Subseção, criada em agosto de 2015, teve sua primeira diretoria eleita em novembro passado. Em um discurso emocionado, Geralcílio José Pereira da Costa Filho disse se sentir honrado em viver um momento tão sublime. Lembrou as palavras do poeta gaúcho Mario Quintana: “Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada" e destacou o empenho do presidente Marcos da Costa na criação da Subseção: "Era um sonho antigo dos advogados de Ilhabela ter a sua própria Subseção, hoje vemos esse sonho concretizado".

O novo presidente ressaltou a importância do ano da mulher advogada e mencionou a expressiva participação feminina em sua diretoria e nas comissões. Presente na cerimônia, o juiz diretor do Fórum Estadual, Paulo Guilherme de Faria, apontou o protagonismo da OAB SP no cenário nacional e disse que envidará esforços para a implantação do OAB Concilia em Ilhabela.

Falando em nome do presidente Marcos da Costa, o vice-presidente da OAB SP, Fabio Romeu Canton Filho, além de, mais uma vez destacar que vivemos um momento delicado que pede a união da advocacia, pontuou que “cabe aos profissionais do Direito manter firme a ordem e as garantias constitucionais no Brasil”.

Valorização das instituições

Subseções da OAB do litoral norte empossam seus dirigentes para o próximo triênio Imprimir - Caragua
Luiz Salata (de gravata azul), presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP, representou a diretoria da Secional na posse do presidente da Subseção de Caraguatatuba, Carlos Felipe Tobias (de gravata vermelho)

Na tarde de sexta-feira (18/03), Luiz Moreira Silvio Salata, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP, representou a diretoria na celebração de admissão do presidente de Caraguatatuba, Carlos Felipe Tobias, que deixou o discurso festivo de lado e comentou o momento delicado vivido pelo país, onde impera um conjunto de crises (política, econômica e, a mais grave de todas, a ética) que precisam ser sanadas.

O novo presidente também fez menção ao novo Código de Processo Civil, que coincidentemente entrava em vigor naquela data: "Devemos valorizar a entrada do novo CPC e firmarmos um compromisso diário para garantirmos a ética e o respeito às nossas prerrogativas”. Em seguida, Silvio Salata frisou a importância da aproximação respeitosa experimentada pela advocacia de Caraguatatuba e pelos representantes da magistratura. “Nós, como advogados, temos que valorizar as instituições e com serenidade nos colocarmos na frente desse combate cívico diário que é o de defender a Constituição brasileira”. Na mesma ocasião, tomaram posse os membros das comissões locais.

Nova sede e defensoria pública

Subseções da OAB do litoral norte empossam seus dirigentes para o próximo triênio  Imprimir - Ubatuba
O secretário-geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e a diretoria da Subseção de Ubatuba

Ubatuba foi a escolhida para finalizar os eventos do dia no litoral norte no mesmo dia 18/03. Em seu discurso, Thiago Penha de Carvalho Ferreira, reeleito para o terceiro mandato, agradeceu o empenho que a diretoria da Ordem dos Advogados tem mostrado na qualificação profissional dos advogados: “A OAB SP sempre se preocupou na capacitação tanto dos jovens quanto dos mais experientes advogados, e mostrou isso promovendo as palestras e cursos realizados para o novo CPC e para o processo eletrônico”.

Thiago Penha Ferreira lembrou aos presentes que em breve começará a construção de uma sede própria. Alexandre Ogusuku, secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), ressaltou o importante trabalho que Marcos da Costa tem realizado na luta para que a Defensoria Pública garanta o pagamento aos advogados.

No encerramento, Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP que representou o presidente Marcos da Costa, agradeceu nominalmente a todos os presentes e aproveitou o momento solene para ressaltar a importância que Thiago de Carvalho possui por aproximar a advocacia do cidadão ubatubano: “O principal papel da advocacia é atender as pessoas carentes, é cuidar da comunidade e nós, advogados unidos, nesse espírito de solidariedade, podemos fazer muito pelo cidadão”, finalizou o secretário-geral.