Conselheiros aprovam criação da Medalha de Ética Carlos Roberto Fornes Mateucci


20/04/2016

Medalha Mateucci
Carlos Roberto Fornes Mateucci foi presidente do TED e diretor tesoureiro da OAB SP

Em homenagem ao advogado que manteve intensa atividade em diferentes funções na Secional Paulista da Ordem e que se notabilizou na presidência do TED e no exercício do cargo de diretor tesoureiro, Carlos Roberto Fornes Mateucci - falecido há exatamente um ano em acidente automobilístico, em (18/04), no dia em que ocorreu a reunião mensal do Conselho da Secional - foi aprovada, sob aplausos, a criação da Medalha de Ética que levará seu nome. A honraria, que foi idealizada pelo ex-conselheiro federal Márcio Kayatt, pretende agraciar iniciativas que valorizem a ética.

Antes mesmo dos outros debates previstos para a pauta do dia, a atenção do plenário voltou-se para a proposta feita pela diretoria da OAB SP e que foi acolhida de imediato. “Hoje faz um ano que perdemos um grande companheiro, um amigo pessoal de todos aqui presentes, um advogado exemplar e ético, alguém que dedicou parte de sua vida para a classe”, relembrou Marcos da Costa, que, embora envolvido no mesmo acidente, conseguiu superar as sequelas e voltar à presidência da instituição.

Na época do acidente, Mateucci era diretor-tesoureiro da OAB SP (gestão 2013/2015) e havia acabado de deixar a presidência do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados). A trajetória de serviços prestados à Ordem por ele se desta nas atividades: membro da Comissão das Sociedades de Advogados (2001-2009); conselheiro secional por duas gestões (2007-2009 / 2010-2012); presidente da primeira turma do Tribunal de Ética e Disciplina (2007-2009); e presidente do Tribunal de Ética (2010-2012).