Gianpaolo Smanio toma posse como procurador-geral de Justiça nesta sexta-feira


14/04/2016

  Gianpaolo Smanio toma posse como procurador-geral de Justiça nesta sexta-feira
Gianpaolo Poggio Smanio assume o comando do Ministério Público do Estado (MP-SP) no biênio 2016-2018

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil cumprimenta o novo procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, que comandará o Ministério Público do Estado (MP-SP) no biênio 2016-2018. Eleito no último sábado (09/04) pelo voto direto dos promotores e procurados de São Paulo, Smanio foi nomeado para o cargo pelo governador Geraldo Alckmin na quarta-feira (13/04). Ele vai substituir Márcio Fernando Elias Rosa, que ocupou a função nos últimos quatro anos.


Marcos da Costa, presidente da OAB SP, menciona o ótimo relacionamento institucional entre as duas instituições - mantido durante a gestão de Elias Rosa - e acredita que encontrará, na liderança de Smanio, o mesmo espírito de parceria em defesa dos valores republicanos e da boa administração da Justiça pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Com 28 anos de carreira no Ministério Público paulista, Smanio ocupava o cargo de procurador de Justiça da Procuradoria de Habeas Corpus e Mandado de Segurança. Atuou em diversas comarcas do interior do Estado e foi titular do Tribunal do Júri, da Promotoria Criminal e da Promotoria de Cidadania. Também atuou na Escola Superior do MP e no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O novo chefe do Ministério Público paulista permanecerá no posto até 2018 e sua posse administrativa acontece nesta sexta-feira (15/04), às 14 horas, durante reunião do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, no auditório Queiroz Filho.