Seminário vai discutir o terrorismo e suas fontes de financiamento na OAB SP


12/04/2016

Diante da realização das Olimpíadas, das discussões envolvendo a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016), no Brasil, e dos recentes atentados internacionais, a OAB SP, por meio da Comissão de Direito Penal Econômico, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos, promove nos dias 13 e 14 de abril o seminário “Terrorismo no plano internacional e temáticas correlatas” que contará com a presença de diversos especialistas não só em Direito, mas também em filosofia, ciências sociais, políticas, educação e relações internacionais.

Entre os temas das exposições estão: a constância da geopolítica; o terrorismo e o estado de Israel; refugiados; Estado Islâmico e genocídio; território e energia na geopolítica do oriente médio: recursos, redes e fluxos no espaço dos conflitos; a criação do Estado Islâmico e o uso da tecnologia.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Penal Econômico, Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho, o financiamento do terrorismo, em regra, passa por um sistema de lavagem de dinheiro. “Como o mundo é globalizado, o que a gente tem é que um grupo desta natureza não consegue se manter sem um financiamento de grandes empresas que apoiam esses grupos subsidiando-os de forma ilícita, o que passa por um panorama de Direito Penal Econômico Internacional”, acrescenta.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=18130.

Confira, a seguir, a programação completa:

Quarta-feira (13/04) - 09h00
Sede - Rua Maria Paula, 35 - 3º andar

Abertura
Presidentes de Mesa
Dr. Ari Friendenbach
Advogado e vereador da cidade de São Paulo.

Professor MS. Edson Antonio Miranda
Professor; escritor; mestre em Direito Político e Econômico e presidente do Capítulo São Paulo da Inter-american Bar Association.

A constância da geopolítica

Expositor
Heni Ozi Cukier
Cientista político; consultor; palestrante; graduado em Filosofia e Ciências Políticas; mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington D.C e professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM SP).

Terrorismo e o estado de Israel

Expositor
Dr. Samuel Feldberg
Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e das Faculdades Integradas Rio Branco; doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP); pesquisador e professor convidado do curso de pós-graduação do Núcleo de Estudos das Diversidades Intolerâncias e Conflitos da USP.

Terrorismo, guerra e guerra preventiva ao terrorismo

Expositor
Antonio Roberto Espinosa
Graduado em Filosofia pela USP; especialista em Relações Internacionais; professor adjunto de Pensamento Político e Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); ex-professor de Política Internacional da Escola Superior Diplomática (ESD) e de Relações Internacionais e Blocos Econômicos do Centro Universitário FIEO.

Refugiados e terrorismo

Expositora
Paula Zambelli Salgado Brasil
Doutoranda em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie; mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU MG); professora, tutora e conteudista em EAD da graduação na Universidade Nove de Julho (Uninove SP).

Estado Islâmico e genocídio

Expositor
Dr. Flávio de Leão Bastos Pereira
Advogado; doutorando e mestre em Direito Político e Econômico e professor de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie; professor convidado do grupo de pesquisas “Conflitos Armados, Massacres e Genocídios/CNPQ” da UNIFESP e membro da International Network Genocide Scholars (InoGS).

Território e energia na geopolítica do Oriente Médio: recursos, redes e fluxos no espaço dos conflitos

Expositor
James Onnig Tamdjiam
Professor de Relações Internacionais da FACAMP; ex-professor de cursos preparatórios do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores); diretor do Centro de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (CERI-FACAMP); pesquisador do Grupo de Estudos de Guerras, Conflitos e Genocídios da Unifesp e especialista em Geografia Humana.

Terrorismo e o Direito de Genebra

Expositor
Dr. Hélcio de Abreu Dallari Júnior
Advogado; professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie; mestre em Direito do Estado pela USP; doutor em Ciências pela Unifesp e tutor para Gestão Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES).

A criação do Estado Islâmico

Expositor
Rodrigo Medina Zagni
Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo; doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da USP e professor de História das Relações Internacionais, do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Unifesp.

Quinta-feira (14/04) - 09h00
Auditório
Praça da Sé, 385 - 1º andar

Presidentes de Mesa
Professor Dr. Arthur Capella
Professor doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; doutor em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da USP.

Professor Dr. José Geraldo Brito Filomeno
Advogado; ex-procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo e membro da Academia Paulista de Direito e da Congregação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O terrorismo na era digital

Expositor
Dr. Rony Vainzof
Advogado; mestrando em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais na Escola Paulista de Direito; graduado e pós-graduado em Direito e Processo Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie; coordenador e professor do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito e coautor de obras jurídicas.

Internet e o terrorismo - O uso da tecnologia pelo Estado Islâmico

Expositora
Dra. Juliana Abrusio Florencio
Advogada; doutoranda em Direito pela PUC SP; mestre em Sistema Jurídico Romanístico, Unificação do Direito e Direito da Integração pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata e membro da International Law Section e da Intellectual Property Law Section da American Bar Association.

Terrorismo e Direito Penal

Expositor
Dr. Alexis Couto de Brito
Advogado criminalista; pós-graduado em Direito pela Universidade Castilla-La Macha de Toledo - Espanha; mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); doutor em Direito Penal pela USP; pós-doutor pela Universidade de Coimbra - Portugal e membro das Comissões de Direito Penal e de Direito Penal Econômico da OAB SP.

Política criminal e terrorismo

Expositor
Dr. Marco Polo Levorin
Advogado; doutor em Direito das Relações Sociais, subárea Penal, e Mestre em Direito Penal pela PUC SP; especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra e professor na Universidade Mackenzie na graduação e pós-graduação lato sensu.

Serviço
Evento: “Terrorismo no plano internacional e temáticas correlatas”
Horário: a partir das 09h00
Datas e Locais: 13/04 - Rua Maria Paula, 35 - 3º andar
                         14/04 - Praça da Sé, 385 - 1º andar