Comissão da Mulher Advogada toma posse e assume desafios


30/05/2016

Marcos da Costa, presidente da OAB SP, na cerimônia de posse da Comissão da Mulher da advogada da OAB SP

Com expressiva presença das mulheres advogadas que integram as atividades na OAB SP, a solenidade de posse da Comissão da Mulher Advogada lotou o Plenário dos Conselheiros. Estiveram presentes integrantes do grupo de trabalho, conselheiros secionais, presidentes de outras Comissões e membros da diretoria da CAASP e da OAB SP. O ciclo de três anos de projetos (2016/2018) tem início desafiador, uma vez que o Conselho Federal da OAB proclamou 2016 o ano da Mulher Advogada, com o intuito de efetivar a participação das mulheres na Ordem e na proteção de suas prerrogativas profissionais.

“Começamos com o lançamento da campanha ‘Nós somos mais elas’ em alusão e adesão ao ‘He for She’ (Eles por Elas), movimento de solidariedade da ONU Mulheres pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres”, contou Kátia Boulos, presidente da Comissão. O grupo de trabalho conta com mais de trezentas integrantes, com atuação planejada por meio de assessorias regionais e coordenadorias específicas que se organizam de forma geográfica e por atuação por temas. “Com essa estrutura, trabalhando em rede, objetivamos o pleno envolvimento da classe jurídica feminina do nosso estado, para que dentro de cada especialidade se propague a mudança comportamental almejada: a efetiva participação das advogadas nos quadros políticos e institucionais do nosso país”, explicou.

Comissão da Mulher Advogada - Coordenadorias Específicas

  • Violência contra a mulher 
  • Cidadania e educação familiar 
  • Saúde da mulher 
  • Assuntos internacionais
  • Direitos trabalhistas da mulher 
  • Encontros Regionais e Estadual
  • Mulher na Política
  • Desenvolvimento da Advogada
  • Parcerias e Convênios
  • Eventos Culturais


O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, elogiou a capacidade de mobilização que a Comissão da Mulher Advogada detém e reforçou a necessidade de efetivar o desenvolvimento das pautas propostas, uma vez que, na sua avaliação, vivemos num país machista. “Entre os países das Américas, o Brasil só supera o Haiti em porcentual de participação feminina nos seus parlamentos”, lamentou Marcos da Costa.

Comissão da Mulher Advogada toma posse e assume desafios
Marcos da Costa cumprimenta Kátia Boluos, presidente empossada da Comissão da Mulher Advogada


Na visão do dirigente da OAB SP, a inserção da mulher advogada na política de Ordem vem crescendo nos últimos anos, fato positivo para ele. “Tivemos uma participação maior da mulher advogada no último pleito, de forma que conseguimos dar um passo num caminho que é muito longo”, constatou. Todas as chapas concorrentes tiveram de atingir o patamar mínimo de 30% de mulheres em sua composição para poderem disputar a eleição, medida aprovada no Conselho Federal e válida a partir de 2015.

A Secional Paulista da Ordem segue adotando medidas para cumprir as metas do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, como a elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional. O Plano tem diversas outras diretrizes, como o apoio às advogadas no ano em que tiverem filhos, o que já levou a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo a criar o Auxílio Maternidade. “É muito comum que a mulher fique impedida de exercera advocacia em sua plenitude e a CAASP vai colaborar com o Auxílio Maternidade durante os primeiros seis meses de vida da criança, nos casos em que houver comprometimento da renda familiar”, explicou Jorge Eluf Neto, diretor da CAASP.

A mesa diretora desta solenidade de posse também foi composta por Fábio Romeu Canton Filho (vice-presidente - OAB SP), Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos (secretária geral adjunta - OAB SP), Ivette Senise Ferreira (diretora da ESA - OAB SP), Maria Domitila Domingos (juíza da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - TJ SP), Rosmary Correa (presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina) e Tallulah Kobayashi de Carvalho (conselheira secional).

Leia a íntegra do discurso da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Kátia Boulos