Nova diretoria de Praia Grande está pronta para gestão 2016/2018


10/05/2016

Posse Praia Grande
Gonçalo Batista Filho, presidente eleito da Subseção, e demais membros da diretoria fazem leitura do termo de compromisso durante cerimônia de posse

Com o plenário da Câmara Municipal de Praia Grande lotado, Gonçalo Batista Menezes Filho, presidente da Subseção de Praia Grande, fez um discurso com foco na defesa das prerrogativas profissionais e dos interesses públicos. O advogado foi eleito para a gestão 2016/2018 ao lado de Franco Paes Pinto Antunes (vice-presidente), Samira Siloti (secretária geral), André Santana Leite (secretário adjunto) e Mauri Rocha André (tesoureiro).

“Não medirei esforços para garantir as prerrogativas profissionais dos advogados de Praia Grande, pois é a advocacia que diariamente concretiza os mais nobres valores de nossa Constituição”, prometeu Menezes Filho. O presidente da Subseção de Praia Grande aproveitou o discurso para marcar posição contra o modelo de funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que vem promovendo audiências de mediação e conciliação sem que as partes tenham a assistência e orientação de advogados. “Enquanto a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mantiver facultativa a presença do advogado no CEJUSC, manterei este posicionamento”, acentuou. Para ele, outra missão da advocacia e, por consequência, da Ordem é atuar em defesa da democracia e das instituições públicas, especialmente em momentos como o atual, com grave crise ética e política.

A secretária geral adjunta, Gisele Fleury Charmillot, representou a diretoria da OAB SP na solenidade de posse, levando o apoio do presidente Marcos da Costa ao novo grupo que inicia sua primeira gestão. Ela reforçou o discurso de defesa das prerrogativas profissionais e de valores caros para a sociedade. “Quando levantamos a bandeira de campanhas, como a da campanha Corrupção Não, junto com as Subseções, estamos cumprindo com o nosso lema: vamos brigar em todas as esferas”, salientou Gisele, completando com o exemplo do projeto OAB Vai à Escola, que procura passar noções de cidadania para crianças, adolescentes e jovens.

Posse Praia Grande
A secretária geral adjunta, Gisele Fleury Charmillot, representou a diretoria da OAB SP na solenidade

Marcando o bom momento de união da advocacia em Praia Grande, a solenidade de posse contou com a presença do presidente cessante, Cláudio Cândido Lemes, que transmitiu o cargo desejando realizações para o sucessor. “Cumprida a missão, presto contas. O faço com a consciência tranquila e certo que, se cometi falhas, não o fiz por omissão e sim movido pelo empenho de acertar”, avaliou. A solenidade de posse da diretoria movimentou as Subseções da Baixada, contando com a presença dos presidentes da Subseções de Peruíbe, Sérgio Martins Guerreiro; Cubatão, André Mohamad Izzi; e São Vicente, Alexandre de Araújo.

O diretor da CAASP, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, aproveitou a presença de grande número de advogados para esclarecer o que vem ocorrendo com a campanha de vacinação contra a gripe que, mesmo diante da compra de mais doses que em 2015, não conseguiu atender a todos que procuraram proteção este ano. “A Caixa continua procurando por mais doses em diversos laboratórios, mas devido à grande procura não houve como adquirir mais que 35 mil unidades, por enquanto”, explicou.

A solenidade de posse da diretoria da Subseção de Praia Grande, também teve na mesa diretora o presidente da Câmara Municipal, Roberto Andrade e Silva, e o juiz diretor do Fórum Estadual da Comarca de Praia Grande, Enoque Cartaxo de Souza.