Retrospecto e projeção de conquistas marcam solenidade de posse em Campinas


04/05/2016

Retrospecto e projeção de conquistas marcam solenidade de posse em Campinas
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, declara empossada a nova diretoria na solenidade de posse da subseção de Campinas

Reeleito presidente de uma Subseção Campinas com mais de 11 mil advogados inscritos, Daniel Blikstein fez questão de reconhecer o esforço dos colegas de diretoria local e dos integrantes da diretoria Secional tanto na gestão passada quanto na que se inicia este ano. No discurso de posse, durante solenidade realizada na noite de sexta-feira (29/04), Blikstein comemorou a concretização de uma promessa que fez junto com Marcos da Costa, presidente da OAB SP, no início de 2013: A construção da nova Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas, inaugurada no ano passado.

“Essa é a diretoria com a qual eu sempre sonhei trabalhar, à frente da maior Subseção do país”, destacou o presidente da OAB Campinas ao dirigir-se a Luciana Gonçalves de Freitas Sanches Cunha (vice-presidente), Paulo César da Silva Braga (secretário geral), Cláudio Aparecido Vieira (secretário adjunto) e Ivan Luiz Castrese (tesoureiro). O presidente da Subseção também elogiou a capacidade de liderança de Marcos da Costa como presidente da diretoria secional, agradecendo as presenças do vice-presidente, Fábio Romeu Canton Filho, e da secretária adjunta, Gisele Fleury Charmillot, na posse solene.

Quando fez uso da palavra, Marcos da Costa destacou a construção da nova Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas, reconhecendo que houve uma somatória de esforços de muitas gestões, chamando ao palco Marcos José Bernardelli (1995/1997), Djalma Lacerda (2001/2003 e 2004/2006) e Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho (2010/2012). O presidente da OAB SP também citou Tereza Dóro, falecida no mês passado, por ter presidido a OAB Campinas em dois períodos (2007/2009 – 2010/2011).

Ao focar na parceira com Daniel Blikstein, Costa colocou o processo eletrônico e o novo CPC como alguns desafios de destaque da advocacia, mas também falou de questões mais amplas, que abrangem toda a sociedade. “O país passa por uma grave e profunda crise política, econômica e social, mas fundamentalmente moral e ética. A Ordem está diante do desafio de mostrar para população a importância do nosso papel. A sociedade volta os olhos para a OAB, depositando nela a esperança de poder construir um país mais justo, fraterno, ético, republicano e respeito ao espaço público”, avaliou.

Ações práticas
Representando o presidente da CAASP, o diretor da entidade, Adib Kassouf Sad, fez um relato do esforço para prosseguir com a campanha de vacinação contra a gripe. “Não há mais vacinas disponíveis no mercado, por enquanto. Para este ano, a procura foi muito maior que nas campanhas passadas e o estoque de 37 mil doses que adquirimos em poucos dias acabou”, contou. Ele reforçou que a Caixa continua procurando por mais doses nos laboratórios para que a vacinação de advogados, seus cônjuges e filhos continue.

Rossano Rossi e Jorge Eluf Neto, diretores da CAASP, também compareceram ao evento. A solenidade de posse da diretoria da OAB Campinas também contou com a prestígio de autoridades do município, como o presidente da Câmara Municipal, Rafael Fernando Zimbaldi; o secretário municipal de Administração, Silvio Bernardin (representando do prefeito); e a desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.