Sentimento de identidade com a região marca posse na OAB Penha de França


19/05/2016

Sentimento de identidade com a região marca posse na OAB Penha de França
Marcelo Paiva Chaves, presidente empossado da Subseção Penha de França, discursa para o público presente

Os discursos de Márcio Gonçalves, presidente cessante, e de Marcelo Paiva Chaves, novo presidente da Subseção de Penha de França tiveram um ponto comum na solenidade de posse realizada na terça-feira (17/05): O desejo de lutar pelas reivindicações da advocacia e da população do tradicional bairro da Zona Leste da capital.

“Não vamos nos deslumbrar com os 76% de votos obtidos na eleição. A gestão 2016-2018 será de trabalho árduo, sério, compromisso e comprometimento”, prometeu Marcelo Paiva Chaves. Presidente da OAB Penha de França pela primeira vez, ele externou a intenção de lutar por melhorias para a região, o que pode ser facilitado, na opinião dele, por uma gestão democrática. Assim, deliberou pela participação dos presidentes de Comissões como auxiliares de sua diretoria. Marcelo encerrou o discurso de posse citando uma frase de Cora Coralina: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”.

Depois de dirigir a Subseção por três gestões (2007-2009/2010-2012/2013-2015), atualmente conselheiro secional, Márcio Gonçalves lembrou da instalação do Fórum Regional Trabalhista da Zona Leste, em dezembro de 2013, o que para ele foi fruto do empenho e insistência da Subseção e da Secional. “Nós queremos condições para bem desempenhar o nosso mister, com uma boa Sala do Advogado, mas dentro da nossa jurisdição”, disse Gonçalves ao citar também os esforços, bem sucedidos, para evitar a mudança do Fórum Regional VI - Penha de França para outra jurisdição. Além do prejuízo para o dia a dia dos advogados, o ex-presidente da Subseção sustentou que a região é carente de equipamentos públicos e não poderia abrir mão de uma instalação do Poder Judiciário.

Sentimento de identidade com a região marca posse na OAB Penha de França
Mesa solene da cerimônia de posse da diretoria da Subseção de Penha de França

Representando a diretoria secional, o vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, parabenizou a diretoria empossada pelo comprometimento com a advocacia e a comunidade da região. “É nossa função constitucional zelarmos pelas questões corporativas, que dizem respeito à advocacia, e também pelas questões institucionais, que tocam o Estado Democrático de Direito e toda a sociedade brasileira”, destacou Canton Filho para referendar a atuação dos dirigentes da Subseção.

A diretoria da Subseção de Penha de França também é formada por Edilton Alves Cardoso (vice-presidente), José Roberto Galli (secretário geral), Nercina Andrade Costa (secretária adjunta) e Marceli Soares de Oliveria (tesoureiro). A mesa diretora desta solenidade, além dos nomes citados, teve também a presença de Pedro Guastaferro Júnior (subprefeito da Penha), Scortis da Silva (delegado no 10º DP – Penha), Carlos Iema (vice-diretor acadêmico da Faculdade Drummond), e os conselheiros secionais Edivaldo Mendes da Silva, Marcos Antônio David e Vera Silva Ferreira Teixeira Ramos.