União e valorização da classe ganham destaque na posse da OAB Santo Amaro


10/05/2016

União e valorização da classe ganham destaque na posse da OAB Santo Amaro
Diretoria eleita da Subseção de Santo Amaro durante cerimônia de posse

O auditório do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, na zona sul da capital paulista, pareceu pequeno para a cerimônia de posse da diretoria da Subseção de Santo Amaro da Seção São Paulo da OAB, na noite de quinta-feira (06/05). Os mais de 700 lugares foram ocupados pelos advogados, autoridades, representantes da advocacia, do Judiciário e de vários segmentos da sociedade para acompanhar a sessão solene em que a presidente Lisandra Gonçalves, Alexandre Fanti Correia (vice-presidente), Andresa Henrique de Souza (secretária-geral), Sidney Luiz da Cruz (secretário adjunto) e Roberto Bonilha (tesoureiro) fizeram o juramento de bem servir a advocacia e a população.

"Hoje é um dia de comemoração, podemos destacar aquilo que foi realizado nos últimos anos por Cláudio Schefer e que terá continuidade com Lisandra", disse o presidente da OAB SP, Marcos da Costa. Na cerimônia foram destacadas as conquistas dos últimos anos para os quase sete mil inscritos, como a reforma da Casa da Advocacia, a chegada dos fóruns para a região, como o estadual e o trabalhista. Para os próximos três anos, foi firmado o compromisso entre as diretorias da Secional e da Subseção de trabalhar de mãos dadas para a valorização da classe, a única reconhecida na Constituição, em seu artigo 133. "É no dia a dia que nasce a beleza da advocacia, notadamente quando atendemos o cidadão que tem na mão forte do advogado respeito e direito à ampla defesa", acrescentou Marcos da Costa.

No plano nacional, o dirigente lembrou que a ideia da sociedade unipessoal nasceu em Santo Amaro. Ele aproveitou ainda para destacar que, apesar de o projeto não ter sido levado ao Congresso pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá, uma das autoridades presentes, foi o parlamentar quem relatou o processo. Não faltou à sua fala outras demandas da advocacia como a chegada do novo Código de Processo Civil. Nas questões estaduais, voltou a cobrar a promessa do governador Geraldo Alckmin de enviar à Assembleia Legislativa o projeto de lei que transfere o Fundo da Assistência Judiciária para a Secretaria da Justiça. A péssima administração da verba por parte da Defensoria Pública motivou o pedido.

União e valorização da classe ganham destaque na posse da OAB Santo Amaro
Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, esteve presente na solenidade

Primeira mulher eleita presidente nos 33 anos de existência da OAB Santo Amaro, Lisandra destacou a grandiosidade da Subseção e aproveitou para informar que vai dar continuidade ao trabalho desempenhado nos últimos nove anos, quando foi secretária-geral, em que a entidade estava sob a presidência do marido, Cláudio Schefer. “À advocacia santo-amarense, prometo suprir as necessidades que essa grandiosa Subseção merece, especialmente na luta pela defesa das prerrogativas profissionais. Também, ampliaremos nosso papel de órgão representativo da sociedade civil.” Shefer, por sua vez, agradeceu ao empenho de Marcos da Costa para atender as demandas da Subseção, uma das maiores da OAB SP. “Todas as reivindicações que fiz, foram atendidos plenamente por ele”, afirmou.

Na sessão de posse solene, Marcos da Costa foi acompanhado pelo vice-presidente da OAB SP, Fábio Canton, e pelos conselheiros Secionais Clemencia Beatriz Wolthers, Leandro Caldeira Nava, Alexandre Rollo, Vitor Hugo Freitas, Lucia Maria Bludeni e Sandra Thome Freitas. Pela CAASP compareceram Braz Martins Neto (presidente) e Jorge Eluf Neto (tesoureiro). Além de Arnaldo Faria de Sá, a cerimônia contou ainda com o deputado estadual Jorge Caruso e demais autoridades do Judiciário, do Legislativo e de outras instituições.