Comando Militar do Sudeste comemora 70 anos


25/07/2016

Comando Militar do Sudeste comemora 70 anos
A partir da esquerda: Caio Augusto Silva dos Santos, secretário geral da OAB SP; Lourival Gomes, secretário da administração penitenciária; Arnaldo Faria de Sá, deputado Federal e Marcos da Costa, presidente da OAB SP, acompanham a Solenidade Comemorativa dos 70 anos do Comando Militar do Sudeste

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, acompanhou a solenidade que marcou os 70 anos do Comando Militar do Sudeste (CMSE), realizada no Quartel General, no Ibirapuera. O secretário geral da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, também compareceu ao ato.

O CMSE tem como origem o Decreto-Lei nº 9.510, de 24 de julho de 1946, que criou a Zona Militar do Centro com comando sobre as instalações militares dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Na década seguinte, mudanças estruturais foram promovidas até que, em 1956, foi extinta a Zona Militar do Centro e criado o II Exército, com sede na cidade de São Paulo e jurisdição sobre o território dos Estados de São Paulo e Mato Grosso. Finalmente, em 1985, com a criação do Comando Militar do Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), a denominação do Comando do II Exército foi alterada para Comando Militar do Sudeste, restando jurisdição sobre o Estado de São Paulo.