Enfrentar desafios é o objetivo da Comissão do Advogado Idoso da OAB SP


28/07/2016

Enfrentar desafios é o objetivo da Comissão do Advogado Idoso da OAB SP
Adriana Maria de Fávari Viel, presidente empossada da Comissão do Idoso durante a cerimônia de posse

No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, data que faz uma homenagem à Santa Ana e São Joaquim que foram avós maternos de Jesus Cristo, considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica. Neste mesmo dia, a diretoria da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil empossou os novos integrantes da Comissão do Advogado Idoso. Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da Secional paulista da OAB e diretor responsável pelas Comissões, nomeou Adriana Maria de Fávari Viel e Dario Prado Figueiredo, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão, para o triênio 2016-2018. Canton aproveitou falar da atuação das Comissões da OAB SP que não tratam apenas dos interesses institucionais, mas estão empenhadas em atender aos interesses da sociedade e, principalmente, dos mais desprovidos: “Triste o país que não olha para os menos favorecidos”, pontuou.

Para a presidente da Comissão, Adriana de Fávari, existem tarefas que merecem a atenção da Comissão. Um deles será fazer um mapeamento estatístico dos advogados idosos inscritos na OAB SP, para implantação políticas internas específicas a esses colegas. Além disso, já foram criadas algumas coordenadorias regionais que têm como meta averiguar os problemas e as necessidades regionais, não apenas dos advogados idosos, mas também da população idosa para um pronto atendimento das dificuldades dessas pessoas.

Enfrentar desafios é o objetivo da Comissão do Advogado Idoso da OAB SP
Foto oficial da posse da Comissão do Idoso da OAB SP

Presente ao evento, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá lamentou que, mesmo após 13 anos de vigência do Estatuto do Idoso, muitos dos direitos conquistados e previstos em lei ainda continuam negligenciados pelo Estado. “A Comissão do Advogado Idoso da OAB SP é uma oportunidade de mostrar à sociedade os problemas enfrentados pelos idosos e buscar o resgate da dignidade dessas pessoas”, disse.

Compuseram a mesa: João Marcos Lucas, conselheiro Secional; Conceição Aparecida de Carvalho, coordenadora arquidiocesana da pastoral da pessoa idosa, representando o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Clarice Maria de Jesus D’Urso, coordenadora de Ação Social da OAB SP; Clarice Aparecida de Oliveira, vereadora a cidade de Louveira; Alvaro Braz, presidente da Comissão do Advogado Idoso da Subseção da OAB de Penha de França; Jorge Luis dos Santos, presidente do Instituto Família e Educação, e Solange Zilli, psicóloga, representando a Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social de Mauá.